13 mil irregularidades no uso do Bilhete Único em Campinas

 13 mil irregularidades no uso do Bilhete Único em Campinas

Com informações da CBN Campinas

Mais de 13 mil bilhetes do transporte coletivo de Campinas foram utilizados irregularmente desde novembro do ano passado, segundo dados da Transurc. A irregularidade consiste no empréstimo de cartões com benefícios de tarifa, como os das categorias idoso, escolar e universitário, para pessoas que não têm direito aos descontos.

O uso de cartões por terceiros é detectado por meio da biometria facial, que cruza a imagem do rosto da pessoa que passa o cartão pela catraca com a foto do proprietário do bilhete, cadastrada no sistema.


Esses 13 mil proprietários de cartões foram notificados pelo uso irregular dos bilhetes por terceiros, e 7 mil foram à sede da Transurc assinar uma advertência. Os outros 6 mil não compareceram à Transurc no prazo de dez dias após a notificação, e tiveram os cartões bloqueados.

Em caso de reincidência o benefício é suspenso por 30 dias, subindo para 90 na terceira vez, e 180 na quarta. Após a suspensão, é necessário o pagamento de uma taxa de reativação. A Transurc estima que mais de 28 mil pessoas tenham os benefícios dos bilhetes escolar e universitário, e que o prejuízo pelo uso deles por terceiros chegue 5% das receitas.

Outras notícias