16ª edição do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio começa neste sábado, 24/06

 16ª edição do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio começa neste sábado, 24/06

Foto: PMC

Considerado um dos mais importantes eventos gastronômicos do calendário anual de Campinas, a 16ª edição do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio começa com uma festa aberta ao público, nesta sexta-feira, 24 de junho. A programação na Praça Beira Rio, em Sousas, segue até dia 26.

O presidente da Adegas (Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio), Jaime Marcelino Pissolato, apresentou oficialmente o evento para o prefeito Dário Saadi e convidados, na noite de terça-feira, 21 de junho. A apresentação também contou com a presença de estabelecimentos que farão parte desta edição.

O prefeito parabenizou os proprietários dos restaurantes e bares dos dois distritos pela iniciativa de promover um festival “de tradição e de qualidade oferecidos ao público”. Ele lembrou que este setor foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 e disse que o festival deste ano vem no momento certo, “na hora de retomada” e que esta edição será “uma das melhores”. Em 2020 e 2021, não houve festa na praça Beira Rio. O festival só foi realizado nos restaurantes.


“Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio são um presente para Campinas. Eles oferecem qualidade de vida, uma natureza exuberante e essa gastronomia fantástica. Pessoas de outras cidades me dizem que vêm aos distritos para almoçar, jantar e passear. Campinas é uma cidade abençoada por oferecer essas qualidades”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, também ressaltou a grandiosidade e importância do festival para a economia da cidade e para o polo gastronômico da região. “A Prefeitura é uma parceira antiga do festival e quero agradecer a participação e a mobilização dos dois distritos e dos restaurantes em aderir a este festival, que atrai o público e que faz dele um evento de tradição”, disse. “Este festival é uma alegria porque a gente sabe o quanto esses eventos giram a economia dos distritos, além de ser um polo gastronômico, que é a vocação dessa região, Acima de tudo, o festival consagra esse momento esse fluxo turístico”, completou.

Jaime Marcelino Pissolato, atual presidente da Adegas, disse que o festival tem como objetivo fomentar a cultura e o turismo, valorizar a economia local com os pequenos produtores e resgatar o sentimento festivo do período, trazendo a gastronomia de alta qualidade de Sousas e Joaquim Egídio a preços populares, fortalecendo ainda mais os distritos como polo gastronômico.

O festival é realizado pela ADEGAS, com apoio das Subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio, com a correalização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Também participaram do evento os diretores Gabriel Rapassi (Cultura) e Eros Vizel (Turismo), o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, e os subprefeitos de Sousas, Pedro Oliveira, e de Joaquim Egídio, Maurício Lopes.

Festa retoma à praça após pandemia

A festa de abertura do festival será na sexta-feira das 18h às 22h. Ela continua no sábado, 25, das 11h às 22h, e domingo, 26, das 11h às 21h, e conta com a participação de 12 operações de gastronomia incluindo cerveja artesanal.

Durante este fim de semana, o público poderá experimentar um pouco do que será servido nos restaurantes e bares durante o festival, além de outras iguarias locais, a preços populares. Shows com artistas da região e área kids completam as atrações.

Nos bares e restaurantes, o festival acontece de 27 de junho a 31 de julho em 14 estabelecimentos, sendo 11 servindo menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) ao valor fixo de R$ 75,00 e três com combos a preços diferenciados.

A temática da 16ª. Edição é “Tomates da Garoa” – da entrada à sobremesa. Garoa é o nome da associação dos produtores rurais dos distritos. Chefs e cozinheiros foram desafiados a utilizar o tomate que está em plena temporada e os visitantes poderão provar o resultado nos menus.

No site www.sousasejoaquimegidio360.com.br o visitante poderá conferir todas as informações de dias e horários de funcionamento das casas participantes, menus com fotos e opções oferecidas.

Campanha do agasalho

Novamente o festival abraça a Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas. Todas as casas participantes serão pontos de arrecadação e os visitantes podem levar roupas e cobertores, deixando-os nas caixas de coletas. Também é possível fazer doação durante a festa de abertura na Praça Beira Rio em Sousas de 24 a 26 de junho.

Serviço:

16º Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio

Festa de Abertura: de 24 a 26 de junho – Praça Beira Rio em Sousas – sexta das 18h às 22h e sábado (25) das 11h às 22h e domingo (26) das 11h às 21h – Entrada Gratuita

Festival nos bares e restaurantes: de 27 de junho a 31 de julho

Onde: Em 14 estabelecimentos dos dois distritos de Campinas

Site: www.sousasejoaquimegidio360.com.br

Redes sociais: Instagram @a_adegas e facebook:/adegassousasejoaquim

Realização: ADEGAS – @a_adegas

Patrocínio: Ville Sainte Anne

Apoio: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e Subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio

Apoio de mídia: Prazer em Comer.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Livro aborda a recorrência da Síndrome de Burnout na área da saúde

Outras notícias