A importância da transformação digital nas escolas

 A importância da transformação digital nas escolas

A transformação digital é um conceito cada vez mais presente nas instituições de ensino, e não apenas como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural.

Tecnologia e educação há algum tempo que caminham juntos, seja para apoiar e melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem ou para melhorar a gestão escolar. O processo de transformação digital das escolas tem vindo a acontecer ao ritmo e com os recursos que cada escola dispõe, contudo foi acelerado pela pandemia de Covid-19, quando de um dia para o outro levou as escolas a mudarem processos de gestão e a implementarem novas metodologias de ensino com recurso a tecnologias, trazendo consigo um conjunto de desafios e oportunidades para as escolas.

No contexto da educação a transformação digital traz novas possibilidades, maior interação, adaptação às diferentes necessidades, quer das escolas, dos professores e dos alunos. A transformação digital das escolas procura que estas se transformem num organismo interconectado, onde todos os sistemas trabalham em conjunto, com objetivos alinhados e intuitos estratégicos. Tendo em conta que a escola tem por objetivo preparar cidadãos capazes de lidar com os desafios da vida em sociedade, compreende-se que a transformação digital seja um caminho inevitável.


A pandemia causada pela Covid-19 veio trazer uma nova ênfase ao processo de transformação digital no setor da educação e neste cenário assume particular importância que todos os atores envolvidos no processo educativo estejam digitalmente preparados para este desafio.

O Administrador de Empresas e Gestor Educacional Samuel Viana, destaca que “o processo de transformação digital requer de igual forma uma liderança que valorize o digital e planejamento estratégico que leve à inovação. A investigação realizada, tem demonstrado que a liderança digital em contexto escolar, promove a transformação e inovação dos processos de ensino e aprendizagem”.

São os líderes escolares que têm a responsabilidade de identificar e definir estratégias de mudança. Não só devem ter um papel ativo na definição das linhas orientadores para a integração das tecnologias, como devem liderar e monitorizar de forma ativa todo este processo

Importante ressaltar também que a transformação digital de sistemas ou organizações educativas não ocorre de forma instantânea; é um processo gradual que exige uma abordagem por níveis ou fases, com um plano de ação delineado. Exige ainda o envolvimento de uma variedade de intervenientes e deve considerar fatores e limitações internos e externos, assim um planejamento adequado e a organização e aplicação dos recursos é essencial neste processo, assim como a capacitação de professores, coordenadores e toda a equipe educacional.

Outras notícias