Como preparar o e-commerce para as datas sazonais?

Dia das Mães, dos pais, dos namorados, Best Friday, Natal. Ao longo do ano as pessoas são marcadas por essas e outras datas especiais. Muitas vezes o consumidor está preocupado em escolher o melhor presente, seja para si mesmo ou para outra pessoa.

Do outro lado, os e-commerces e marketplaces começam a se planejar para essas datas muito antes, em média com dois meses de antecedência, para assegurarem o estoque e a logística dos produtos. Só que a preparação para as datas sazonais do comércio não para por aí.

O ponto de partida é verificar se a comemoração tem relação com o negócio. No caso de flores, faz sentido criar campanhas voltadas para o Dia dos Namorados, por exemplo, e comunicar nos canais e redes sociais. O segundo passo é se preparar para atender a demanda e fechar possíveis parcerias a fim de proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa. Criar combos ou ofertas especialmente pensadas para determinada data deixa a comemoração ainda mais especial.


No geral, quando se compra pela internet, o consumidor fornece dados pessoais. Isso cria caminhos e deixa rastros das preferências do mesmo. Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer os clientes e eles os produtos que o negócio vende.

Além de ofertas e parcerias, é preciso organizar o estoque para garantir a quantidade de produtos. Deve-se, também, treinar o setor de atendimento ao consumidor para orientar os clientes na hora da compra e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir e reforçar a logística, uma vez que o número de pedidos nesse período é maior. Afinal, não há nada mais frustrante para o consumidor do que a entrega atrasar.

Aliás, essa é a falha mais comum dos e-commerces e marketplaces em datas sazonais: não organizar corretamente o setor de logística, ocasionando atrasos nos pedidos. Uma sugestão é contratar mais parceiros para as entregas e oferecer o treinamento adequado para evitar erros.

É importante lembrar que o e-commerce tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são mais especiais, alavancam os negócios e criam laços com os consumidores. Para ser bem-sucedido, é interessante explorar o potencial da empresa, ter organização e planejamento.

 

*Por Giuliana Flores

Outras notícias