Crescimento do e-commerce faz aumentar a procura por profissionais de logística

 Crescimento do e-commerce faz aumentar a procura por profissionais de logística

Com o crescimento massivo das vendas on-line desde o início da pandemia, o mercado encontrou uma forma de se adaptar aos novos tempos e alavancou o setor de logística, que se tornou responsável pela sobrevivência de negócios, cujas vendas aconteciam exclusivamente no balcão em lojas físicas. De acordo com a Business, apesar de o Brasil não estar no ranking entre os 10 países que se consolidaram como os mais desenvolvidos em relação ao comércio eletrônico mundial, ele figura entre a tendência global de crescimento. 

Em pesquisa realizada pela Pay Pal Brasil e a Big Data Corp, antes do Covid-19, as vendas on-line tinham o crescimento esperado entre 15% e 18%, o cenário de isolamento social fez com que o índice batesse os 40,7%. Esse crescimento se relaciona com o setor de logística, afinal o comércio eletrônico depende diretamente do transporte dessas mercadorias compradas on-line. 

O crescimento das vendas on-line aliado à dependência do transporte, fez com que o setor de logística fosse obrigado a se reinventar, fazendo com que as empresas se adaptassem e constituíssem novas plantas de distribuição, o que ocasionou aumento na oferta de empregos. Essa série de fatores fez com que o setor decolasse muito além do esperado durante o período. 


Segundo publicação do SETCESP – Sindicato dos Transportadores de Carga de São Paulo e Região – o entorno da capital paulista concentra os maiores núcleos de empresas de logística, entre as cidades destacam-se Cajamar, Jundiaí, Guarulhos, Campinas, Embu das Artes, Barueri, Sorocaba, Atibaia e a região do ABC. 

Para o coordenador do Curso de Logística do Centro Universitário Paulistano, professor Cassius Breda Pereira, a área de logística oferece um grande leque de oportunidades de trabalho. A formação prepara profissionais que vão suprir o mercado em áreas como administração, gerenciamento de estoque, organização, conferência, recebimento e separação de mercadorias, distribuição de produtos, carga e descarga, embalagens, movimentação, planejamento de armazenagem, distribuição, processamento de pedidos entre outros. 

Os interessados em trabalhar na área da logística devem ficar a atualizações corporativas e sociais. A cada dia se tornam mais importantes os preceitos do ESG, que trazem questões éticas, sociais e ambientais relevantes ao setor. Empresas que não se aliarem a causa do meio ambiente vão ficar para trás. 

Outras notícias