Desafios profissionais exigem cada vez mais das pessoas

 Desafios profissionais exigem cada vez mais das pessoas

Os desafios do mercado de trabalho exigem cada vez mais das pessoas. Independente da área e nível de atuação, eles estão sempre presentes, podem impulsionar a carreira e contribuem com o crescimento profissional e pessoal. Suas exigências são cada vez maiores. Muitas vezes a dedicação em anos de estudos não são suficientes para alcançar o sucesso. Outras atividades, como projetos em ambientes profissionais, e o apoio de pessoas com mais experiências são imprescindíveis.

“É possível ter uma sociedade cada vez mais justa quando você passa seu conhecimento sobre temas que fazem parte do seu dia a dia ou que você domina para um colega de trabalho. É gratificante ver os resultados e isso pode ser feito dentro de casa com a família e ser ampliado para os amigos, ambiente profissional, além das pessoas que o conhecem e estão próximas”, diz Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

Três desafios profissionais provavelmente fazem parte de toda carreira: os pessoais, relacionados a como nos comportamos; os sociais, relacionados às pessoas com quem nos relacionamos e podem cooperar ou não com seus projetos; e os ambientais, que são as condições inesperadas, acontecimentos e circunstâncias que na maioria das vezes não tem controle.


A boa notícia é que eles podem ser superados. Para isso é preciso sair da zona de conforto, que impede o crescimento intelectual e pessoal, impactando diretamente no crescimento profissional. “Utilizar a inteligência emocional e a criatividade podem contribuir nesse momento de pressão e são habilidades valorizadas. Nos dias atuais é necessário saber lidar com as mudanças e ter jogo de cintura e criatividade para vencer os obstáculos”, explica Salim.

Pensar estrategicamente, propondo soluções para as adversidades e situações do dia a dia é um grande diferencial no mercado de trabalho, principalmente quando aliado ao cumprimento de metas, espírito de liderança e saber responder por seus atos e erros. Saber se colocar no lugar do outro é uma característica muito valorizada no meio empresarial, pois o entendimento é que uma pessoa capaz disso está disposta a ajudar sempre que necessário. “Muitas vezes, pode ser difícil trabalhar em grupo por conta das opiniões divergentes. Nessas horas é importante estar disposto a chegar a um acordo, ter uma boa oratória para se expressar adequadamente, apresentar um projeto, argumentos, falar com o público etc.”, analisa Salim.

Nesse contexto, conquistar a confiança e se mostrar disponível às pessoas é primordial, pois isso ajuda a criar conexões positivas e é importante para a construção de uma boa imagem. “Estar aberto a novas oportunidades sempre deve ser avaliado com muita atenção. Não deixe de se candidatar a posições maiores ou, até mesmo, em outras empresas, por achar que o desafio será grande demais. Seguir numa nova carreira, buscar outras oportunidades de emprego e aprimorar os estudos para se manter atualizado nunca é demais”, finaliza Salim.

Outras notícias