Filme “Contos do Amanhã” é indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro

 Filme “Contos do Amanhã” é indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro

Após receber reconhecimento internacional unânime em diversos festivais no mundo todo, o longa de ficção científica Contos do Amanhã, do diretor Pedro de Lima Marques, se prepara para concorrer na categoria Efeitos Visuais. É que o filme foi indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro nessa categoria, após colecionar 29 seleções em 12 países, incluindo o Boston Sci-fi Film Festival, um dos mais importantes eventos do gênero. O longa conquistou 16 premiações internacionais, seis delas correspondentes a melhor filme de sci-fi, além de melhor design de produção e melhores efeitos visuais.

Uma produção da Bactéria Filmes em colaboração com a Druzina Content, Contos do Amanhã também conta com a participação da Forno FX, companhia especializada em soluções criativas de pós-produção. Apenas cinco pessoas (Victoria Ketzer, Bruna Badalotti, Giulia Palermo, Rafael Duarte e Pedro de Lima Marques) aplicaram efeitos visuais em mais de 500 planos do filme, um número próximo ao de superproduções como Malasartes e o Duelo da Morte, o filme com o maior número de efeitos visuais no cinema brasileiro até hoje (700).

“Mais de 500 planos do filme tiveram retoques digitais. Como isso foi possível? Podemos sintetizar a resposta em dois vetores. Primeiro, com base na minha experiência com a Forno FX no âmbito dos efeitos visuais, eu pensei todo o filme de forma a criar efeitos que estivessem ao meu alcance, que eu saberia como executar, desde a concepção do roteiro. Segundo, formando uma equipe multidisciplinar, mais generalista e integrada, que pudesse colaborar em diferentes etapas da pós-produção”, comenta Pedro de Lima Marques, diretor do filme e sócio da Forno FX.


Aventura adolescente recheada de efeitos visuais e referências aos anos 1990, Contos do Amanhã, conta com um elenco de mais de 100 atores e figurantes – escolhidos em uma chamada pública que reuniu mais de 700 candidatos. O trabalho começou ainda em 2014, com filmagens em Porto Alegre, litoral e serra gaúcha. Toda a pós-produção foi feita no Brasil, por meio de um fundo de financiamento municipal local.

Contos do Amanhã teve a sua estreia em cinemas no final do ano passado e está disponível via Canal Brasil nas plataformas de streaming NOW, Oi Play e Vivo Play. A distribuição é da Europa Filmes, em colaboração com Araçá Filmes e Cavideo, com financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

O Grande Prêmio de Cinema Brasileiro acontecerá presencialmente em agosto de 2022, no Rio de Janeiro.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de Michele Medeiros (Daiane Oliveira) coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Para salvar a civilização será preciso contar com a ajuda de Jeferson (Bruno Barcelos), um adolescente que vive em 1999. Na véspera do bug do milênio, nos primórdios dos programas de compartilhamento de mp3 e com uma Internet muito lenta, Jeferson recebe áudios do futuro e precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade.

Festivais: Adbhooture Film Festival (India): Melhor Longa Sci-fi, ARTS x SDGS Online Festival (EUA), Atlanta Sci-Fi Film Festival (EUA), Bastalavista International Genre Film Festival (Alemanha), Berlin SciFi Film Festival (Alemanha), Boston Sci-fi Film Festival (EUA), Brooklyn SciFi Film Festival (EUA): Menção Honrosa, Deep Focus Film Festival (EUA): Menção Honrosa, Fantasnoia (Brasil), Fantastic and Terror Film Festival in Tàrrega – GALACTICAT (Espanha), Festival de Cine Independiente de Salto (Uruguai), Festival Internacional de Cinema de Gramado (Brasil), Filmóptico – International Art Visual and Film Festival (Espanha), International Short & Symbolic Art Film Festival (ISAFF) (Rússia): Melhores Efeitos Visuais, Los Angeles SciFi Film Festival (EUA): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Madras Independent Film Festival (India): Melhor Diretor Estreante e Fotografia, Miami International Sci-Fi Film Festival (EUA): Melhor Ator (Bruno Barcelo) e Fotografia, MLC Awards (EUA): Melhor Longa de Aventura/Fantasia/VFX e Ator (Bruno Barcelos), Other Worlds Film Festival (EUA): Melhor Direção de Arte, Phenomena Fest (Brasil), PopCon (EUA): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Richmond International Film Festival (EUA), SciFi Film Festival (Austrália), Sci-Fi, Terror and Fantasy Film Festival (Colômbia): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Serbest International Film Festival (SIFF) (Moldávia), The Galactic Imaginarium Film Festival (Sci-Fi & Fantasy) (Romênia), The International Moving Film Festival (Irã): Melhores Efeitos Visuais e New York Sci-Fi Film Festival (EUA): Melhor Filme Longa-metragem de Ficção-Científica 

Outras notícias