Pela primeira vez startup brasileira vence o SAP Innovation Awards

 Pela primeira vez startup brasileira vence o SAP Innovation Awards

Em seu nono ano de existência o SAP Innovation Awards é um evento da área de tecnologia que visa premiar empresas com projetos relevantes para o setor de tecnologia e que oferecem soluções práticas para problemas existentes no mundo, e que além disso, utilizaram os mais recentes produtos e tecnologias da SAP (um dos softwares de Gestão Empresarial do tipo ERP mais utilizados ao redor do mundo) para aperfeiçoar mercados através de ideias originais. No ano de 2022 a premiação designou a um competidor brasileiro, o software Mignow, um dos prêmios de inovação mais relevantes do setor de tecnologia para ERP.

Os jurados selecionaram 25 vencedores entre mais de 200 participantes que representaram grandes empresas do segmento tech, e o software brasileiro Mignow venceu a categoria Digital Transformation on Rise with SAP” através do case de migração do Carrefour Brasil, o maior varejista do país. O objetivo e ao mesmo tempo o desafio do projeto apresentado, foi a realização da conversão do ambiente completo do Carrefour dentro 3,5 meses, uma vez que projetos de migração deste porte podem levar mais de um ano para serem concluídos. Além disso, o projeto foi realizado em período de black friday, gerando ainda mais complexidade para a execução e entrega dentro do prazo determinado.

“O objetivo central foi desenvolver um software para automatizar projetos de conversão que tradicionalmente são complexos e dispendiosos. Oferecemos uma alternativa ao mercado para que a migração e atualização do SAP ECC para o SAP S/4HANA seja realizada de forma automática através do MIGNOW”, diz Paulo Secco, CEO do MIGNOW.


O novo ERP implementado abrange todos os processos do Carrefour Brasil, desde a origem, gerenciamento de risco, logística (através dos processos de back office, financeiro, contábil e fiscal) até processos operacionais. Além disso, a migração abre a possibilidade de previsão de aumento ou diminuição, sobre a quantidade de compra de produtos para as lojas. Com mais robustez e análise rápida de pedidos de vendas através do novo ambiente em nuvem, o varejista prevê um aumento na lucratividade da empresa.

“Dentro de 3,5 meses pudemos mover com sucesso nosso SAP ECC para SAP S/4HANA e iniciar nossas melhorias em nossas operações. Após a implementação do projeto, fomos capazes de entregar e melhorar novas funcionalidades e novas tecnologias ao nosso negócio”, explica o Carrefour Brasil.

Entre as características avaliadas pela comissão para concessão do prêmio, estão habilidade de inovação no setor, sustentabilidade e resultados obtidos após a implementação do projeto. “Ao mudar para a nuvem, conseguimos reduzir nossos custos operacionais em 30%, e isso é apenas o começo. À medida que continuamos a implementar as melhores práticas e a adaptar nossas operações à nuvem, poderemos reduzir ainda mais nossos custos no futuro”, cita o Carrefour Brasil.

Além disso, o varejista citou que pode observar uma redução no consumo de energia em 45%, migrando de dados locais centros para a nuvem. Redução na interrupção de serviços para compradores ou funcionários, com migração entre aplicativos locais. Também se notou redução dos custos de funcionamento em 30% após a migração para o Google Cloud. Aceleração dos processos de lançamentos e aumento sobre produtividade dos colaboradores, através das novas interfaces mais fáceis de usar do que os SAP’s anteriores e com uma menor quantidade de cliques, houve uma redução do tempo gasto em tarefas de até 64%. “O Carrefour, em parceria com a SAP Brasil e a MIGNOW, empresa de tecnologia especializada em atualizações SAP S/4HANA, concluiu a migração para um novo data center e estrutura de serviços de conectividade. O projeto de alta complexidade foi concluído em um tempo recorde de apenas três meses. Com a implantação, o Carrefour ganhou novas funcionalidades, agilidade e melhorias na execução dos processos da empresa”, cita o SAP Innovation Awards.

Os detalhes dos projetos premiados podem ser encontrados nas páginas oficiais:
https://www.sap.com/idea-place/sap-innovation-awards/submission-details-2022.html?idea_id=2838 e https://mig-now.com/primeiro-lugar-no-sap-innovation-awards-2022/

Outras notícias