Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022

 Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022

Diante da atual situação de crise econômica vivida pelo Brasil, principalmente durante a pandemia, muitas pessoas passaram a conviver com as constantes preocupações em quitar as suas dívidas. Diante disso, a busca por empresas que realizam o serviço de empréstimo financeiro em 2022, deve se tornar uma opção para os brasileiros na hora do pagamento das suas contas. Segundo dados da mais recente pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban realizada no mês de abril, a projeção futura de crescimento de crédito em 2022 foi elevada, alcançando a porcentagem de 8,3% a mais do que o ano anterior.


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Propague, em parceria com a Stone, o volume de empréstimos pessoais contratados por brasileiros teve um aumento de quase 20% em 2021, na comparação com o ano anterior, o que mostra um cenário no qual, até o fim de 2022, a tendência de que os números cresçam ainda mais.

Esses números repercutiram no total de famílias endividadas, que alcançou o maior número em 12 anos, atingindo o percentual de 27,8%. Isso apresenta um possível cenário de números ainda mais elevados nos próximos anos.

O empréstimo pessoal não é o único que apresenta um crescimento nos últimos anos, as empresas também passaram a conviver com esse problema. Em dados divulgados pelo Banco Central (BC), os empréstimos feitos por instituições financeiras, no Brasil, chegaram a R$ 4,711 trilhões, em fevereiro, com alta de 0,8% em relação a janeiro e de 16,6%. Esse saldo do crédito correspondeu a 53,3% do Produto Interno Bruto (PIB), resultado estável em relação a janeiro deste ano e a fevereiro de 2021.

Diante da necessidade de pagar as contas, riscos como pegar dinheiro e não conseguir pagar e se envolver em golpes, se torna algo muito perigoso, ou até mesmo pegar dinheiro com pessoas na informalidade, ou seja, fora do sistema adotado por bancos e/ou instituições financeiras, são os mais conhecidos popularmente, como agiotas.

Para não correr esses riscos, algumas empresas que também realizam esse tipo de empréstimo, apresentam garantias de segurança para fazer com o que os clientes possam se sentir mais tranquilos, e ao mesmo tempo, com a certeza de que as suas dívidas serão pagas.

“O serviço de empréstimo financeiro visa facilitar o capital de giro da pessoa, se ele tiver com problema com suas contas em casa ou na empresa ele vai conseguir quitar as suas dívidas de forma mais rápida e tranquila”, disse Hamilton Ribas, fundador da empresa Limite na Hora, empresa de empréstimos financeiros.

Um grande diferencial para empresas que realizam esse tipo de serviço é a sua certificação de garantia de um produto seguro e confiável. “É muito importante que na realização desse serviço, seja valorizado, e muito, a segurança dos clientes, isso precisa ser uma das prioridades, assim como a brevidade e o bom atendimento na hora em que os clientes mais precisam. Ter um certificado que é exigido para regularizar os profissionais de correspondente bancário é muito importante para manter a segurança dos clientes”, afirmou Hamilton.

Garantir o cuidado para não compartilhar nenhum dado sensível da conta ou do cartão de crédito tal como senha numérica, o código de segurança que fica atrás do cartão de crédito, averiguar se o site tem o selo de criptografia de dados (protocolo HTTPS), é muito importante para não cair em um golpe, pesquisar as avaliações da empresa no Google ou em redes sociais, também pode se tornar técnica para evitar qualquer tipo de fraude.

Outras notícias