A boa do dia: PM faz parto no meio da rua em Campinas
Com informações de Alenita Ramirez / Correio Popular

Por volta das 7h30, em companhia dos colegas de farda — o cabo Augusto e o soldado Multini — patrulhava a Avenida Doutor Manoel Antônio Ferreira, no Jardim Paraíso, quando foi abordado por um motorista que avisou que uma grávida em um carro atrás passava mal. Eles voltaram e souberam que Maria Jardelina de Jesus Santana, de 26 anos, estava entrando em trabalho de parto. A gestante estava no banco do passageiro e era levada para a Maternidade por uma amiga.
“Pedi para que a motorista nos seguisse e fomos na frente abrindo caminho. Quando chegamos na Avenida Anchieta, perto da Prefeitura, parei a viatura para verificar como a mulher estava. Vi que já sangrava e que o neném já nascia. Então ajeitei ela de forma confortável no carro e a acalmei. E aí só foi deixar o neném vir ao mundo”, contou Barbosa.
O parto foi acompanhado por vários curiosos que passavam pelo local e houve uma rede de solidariedade, segundo Barbosa. Enquanto os policiais davam assistência à mamãe, os voluntários que estavam por perto auxiliavam. “Eu precisava de toalha e pedi uma. Uma pessoa correu em uma lavanderia logo à frente e arrumou. Tudo o que eu pedia, as pessoas ajudavam.”
O “apressadinho” é um menino que nasceu com 47,5 centímetros e 3.415 quilos. O bebê ainda não tem nome e é o quinto filho de Maria. Após ter o cordão umbilical cortado, ele foi confortado em uma toalha e levado com a mamãe para a Maternidade. “É emocionante”, disse o soldado, que já é experiente em partos.
Pai de duas meninas, uma de 7 e outra de 8 anos, ele já fez outros três partos na rua. O primeiro foi há seis anos em São Paulo. Para o trio, a ajuda no parto foi a melhor ocorrência do dia.