A contribuição do handebol para o desenvolvimento integral do aluno no ambiente escolar

 A contribuição do handebol para o desenvolvimento integral do aluno no ambiente escolar

Esporte que cresce e tem se tornado referência em diversos cenários, o handebol é uma modalidade muito dinâmica e capaz de desenvolver vários aspetos sociais, cognitivos e motores, como cooperação, sociabilização, inclusão, lateralidade, agilidade e flexibilidade, além de habilidades como correr, saltar e arremessar.

De acordo com o professor de Handebol do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), Felipe Cardoso dos Santos, a prática do esporte potencializa o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, capacitando-os a lidar com suas emoções, necessidades, desejos e expectativas. “O esporte como instrumento pedagógico pode contribuir com o desenvolvimento de individualidades, a formação da cidadania e incentivar a prática social”, explica o professor.

Além do objetivo de se tornarem cidadãs melhores, as alunas que integram a equipe de handebol do colégio, comandada pelo professor Felipe, colecionam medalhas. Só em 2019, as estudantes, que cursam do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, participaram de pelo menos 13 competições regionais, distritais e nacionais que renderam os títulos de bicampeãs dos Jogos da Federação do Desporto Escolar do Distrito Federal, campeãs da Copa Mato Grosso, tricampeãs dos Jogos Escolares do Distrito Federal Regional do Plano Piloto, bicampeãs dos Jogos Escolares do Distrito Federal, entre outros. A equipe está entre as seis melhores do Brasil, segundo a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).


“É muito bom ver o crescimento das alunas ao longo dos anos, as conquistas, as medalhas. Com garra, elas conseguiram alcançar o grupo de elite do handebol no Brasil. Mas tenho certeza que a maior vitória foi o ensinamento que o handebol vai deixar na vida de cada uma”, disse Santos.

Outras notícias