A partir de hoje, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

 A partir de hoje, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

A partir de hoje, dia 10/11, qualquer boleto que estiver vencido já pode ser pago em qualquer banco ou correspondente bancário. Até ontem, boletos vencidos tinham que ser pagos apenas nos bancos em que foram emitidos. Uma nova ferramenta implantada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), denominada NPC (Nova Plataforma de Cobrança), permite esse pagamento livre em qualquer instituição financeira. Também serão aceitas também faturas de cartões de crédito e títulos para doações.
Essa nova ferramenta começou a ser desenvolvida há quatro anos. As mudanças para o consumidor começaram em 2016, quando o Banco Central passou a exigir informações como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, e nome e número de CNPJ ou CPF do pagador. O comprovante de pagamento também passa a ser mais completo, apresentando todos os detalhes como juros, multa e descontos.
De acordo com a Febraban, essas informações são importantes para que seja verificado se os documentos são realmente verdadeiros na hora de pagar. Se houver divergência nos dados do boleto com a NPC, ele será recusado.

Da Redação ODC.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *