A partir desta quarta, 03/11, acabam todas as restrições nas escolas de Campinas

 A partir desta quarta, 03/11, acabam todas as restrições nas escolas de Campinas

Foto: PMC

A partir desta quarta-feira, 3 de novembro, as aulas presenciais nas escolas das redes públicas e particular devem ser retomadas integralmente em Campinas. O retorno é obrigatório para todos os alunos. As instituições de ensino superior também ficam autorizadas ao retorno com 100% dos alunos em ensino presencial, não havendo obrigatoriedade, o que fica a cargo de cada instituição.

A medida atende ao novo protocolo que não exigirá mais o distanciamento de 1 metro. No entanto, continua a exigência do uso de máscaras e álcool em gel. Todas as orientações serão publicadas no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 3 de novembro.

Não devem comparecer às escolas os alunos e profissionais com suspeitas ou os que testaram positivo para covid-19 ou com sintomas gripais. Também estão isentos das aulas presenciais os estudantes menores de 12 anos que pertencem ao grupo de risco e os com idade maior de 12 anos que são do grupo de risco, mas que não completaram o ciclo vacinal.


Como será na Rede Municipal

De forma escalonada, os 67,2 mil alunos da rede municipal de ensino retomam às aulas presenciais, a partir de segunda-feira, 8 de novembro. As primeiras turmas a voltarem integralmente para as salas de aula serão as dos alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Agrupamento III (4 e 5 anos) e as dos cursos Técnicos e de Qualificação Profissional.

Na semana seguinte, de 16 de novembro, as escolas recebem todos os alunos do chamado Agrupamento II, com idade entre 1,6 ano até 3 anos. E no dia 22 de novembro retomam todos os estudantes do Agrupamento I, que são as crianças com idade até 1,6 anos.

Até que retomem integralmente as salas de aulas, os alunos do AGI e AGII continuam no sistema híbrido de ensino. Ou seja, parte da turma tem aulas presenciais, enquanto a outra permanece em atividade remota. Na semana seguinte, a turma que assistiu aula no sistema remoto vai para a escola e a que fez aula presencial, fará aula à distância.

Rodízio desde abril

As aulas presenciais nas 208 escolas municipais foram retomadas de forma gradativa em abril deste ano. Na ocasião, o atendimento foi de até 35% da capacidade das unidades. Nesse segundo semestre, as escolas passaram a receber até 50% dos alunos. Nos dois casos foi adotado o sistema de rodízio.

A rede municipal oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Qualificação Profissional e Ensino Profissionalizante.

A Secretaria de Educação discutiu amplamente com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) a melhor forma de fazer o retorno de maneira mais segura. Todos os profissionais da rede municipal de ensino já completaram o ciclo de imunização.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Linhas 212 e 229 deixam de atender Sales de Oliveira e passam a andar só pelo BRT a partir de 08/11

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *