O ODC acompanhou ao vivo o Debate dos Candidatos à Prefeitura de Campinas, promovido pela VTV/SBT neste domingo, a partir das 9h, direto do Espaço 301, em Campinas.

O debate foi mediado por Carolina Thomeu.

https://www.facebook.com/jornalismovtv/videos/829702987791442/

10h54 – o ODC encerra o acompanhamento minuto a minuto. Obrigado pela companhia!

10h50 – após o debate candidatos conversam com assessores. A discussão que aconteceu mais cedo foi apaziguada. O motivo foi, de fato, a troca de farpas entre Rafa Zimbaldi e Dario Saadi

10h45 – transmissão é encerrada pela TV, mas continua pelas redes sociais com um fechamento da situação.

10h44 – Bastidores: discussão entre assessores de Dario Saadi e Rafa Zimbaldi está quente em uma sala separada do estudo principal. Motivo ainda é desconhecido, mas tudo leva a crer que é por causa dos ataques mútuos.

10h42 – Pedro Tourinho agradece a oportunidade e diz que tem propostas que são diferentes, além de lembrar que foi um dos vereadores que ajudou a denunciar o esquema de corrupção no Hospital Ouro Verde.

10h41 – Wilson Matos, em sua consideração, diz que foi uma pessoa que saiu da periferia e venceu nos Estados Unidos.

10h40 – Começa uma discussão entre assessores de candidatos que podem ficar próximos aos candidatos. Eles são retirados do estúdio principal para não atrapalhar o andamento do debate.

10h39 – Dario Saadi reafirma que foi secretário e que tem capacidade para governar a cidade.

10h37 – Delegada Teresinha aproveita as considerações finais para falar que vários projetos de segurança foram propostos por ela, quando era vereadora, e reafirma que é ficha limpa

10h35 – Artur Orsi agradece a emissora pelo debate, e diz que o que o motiva é a família, e que pensa nos filhos dos campineiros.

10h33 – Alessandra Ribeiro pede que aqueles que estão cansados da situação atual da cidade votem nela. E ainda cometeu uma gafe, chamando a emissora de TVT, em vez de VTV.

10h31 – André Von Zuben já considera que haverá segundo turno na cidade, e diz que a escolha da população é fundamental nesse momento

10h30 – Considerações finais: Rafa Zimbaldi afirma que debate foi marcado por ataques e mentiras, e que pouco foi discutido

10h27 – Curiosamente o pedido acontece antes de Dario ter tido aceito um direito de resposta contra Rafa, por uma fala de Zimbaldi no final do primeiro bloco.

10h26 – Candidato Rafa Zimbaldi pede direito de resposta.

10h24 – Bastidores: Teresinha tenta aproveitar qualquer brecha de tempo para cutucar Dario Saadi. Há pouco ela disse que “não tem medo de candidato que ocupa a liderança nas pesquisas”

10h23 – Delegada Teresinha pergunta sobre segurança para Dario Saadi.

10h21 – Bastidores: é importante lembrar que Dario Saadi era secretário de esportes de Jonas Donizette. André Von Zuben era secretário de desenvolvimento econômico. Rafa Zimbaldi era presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, na época em um partido que fazia parte da base do governo

10h20 – Bastidores: a tática de Rafa Zimbaldi é de se desvincular do governo Jonas, dizendo que Dario é o Jonas nessas eleições. Wilson Matos até brincou sobre isso no começo do debate, mas também diz que Rafa é do governo.

10h19 – Rafa Zimbaldi faz pergunta para Alessandra Ribeiro atacando Dario Saadi, sobre a questão das filas para transporte entre hospitais.

10h18 – os dois candidatos também fazem papo de comadre, enaltecendo as próprias propostas e concordando com “adversário”. Tática comum entre partidos com o mesmo viés ideológico (no caso, PC do B e PT)

10h16 – Alessandra Ribeiro pergunta para Pedro Tourinho sobre as propostas para trabalho e geração de renda

10h15 – papo de comadre entre Von Zuben e Matos sobre a educação, valorização de professores e outros assuntos.

10h13 – André Von Zuben pergunta para Wilson Matos sobre o que ele vai fazer para educação. É a primeira resposta de Matos com propostas concretas para a área.

10h11 – Rafa diz que Tourinho está do lado de José Dirceu, Dilma, e que esse não é o lado dele. É o tradicional ataque ao PT que demorou para acontecer.

10h09 – Tom totalmente diferente da pergunta de Tourinho para Rafa, sobre o conjunto das propostas

10h08 – Orsi e Dario falam sobre propostas mútuas para a saúde, sem ataques diretos.

10h06 – Orsi perde tempo e não consegue fazer pergunta. Mesmo com vários cronômetros posicionados em locais estratégicos e de fácil visão dos candidatos, eles não conseguem concluir os raciocínios a tempo.

10h05 – Artur Orsi pergunta para Dario Saadi, sobre saúde mais uma vez. Candidato comenta sobre filas de espera e sucateamento do setor.

10h04 – Teresinha elogia Alessandra Ribeiro por terem “coragem” de enfrentar uma corrida eleitoral.

10h02 – Dario Saadi pergunta para Delegada Teresinha sobre políticas voltadas às mulheres. Foi uma bola levantada, já que Teresinha foi a primeira delegada de defesa da mulher. Ela diz que não vai diferenciar nenhuma região da cidade. Dario Saadi também apresenta proposta dizendo que é inadmissível que Campinas tenha índices tão altos.

10h00 – Wilson Matos pergunta para Pedro Tourinho sobre o que é “viver na cidade” e como cuidar dos principais trechos. Não há ataques, apenas um “levanta e joga” entre os dois, criticando a atual gestão de Jonas Donizette.

9h58 – Bastidores: clima tenso do início do debate parece ter passado. Rafa e Dario são os alvos principais, e os demais candidatos tentam aproveitar o tempo para falar sobre suas propostas.

9h57 – debate volta do intervalo. Candidatos fazem perguntas livres para os outros, com limite de duas respostas por candidatos.

9h52 – Teresinha afirma que a coisa mais importante no debate de hoje é avaliar o voto, e pede para que todos votem. Ela fala sobre sua ficha limpa, que nunca teve escândalo de corrupção em seu nome. Porém, não responde a pergunta sobre como melhorar a transparecia da cidade.

9h51 – última pergunta é sobre transparência, respondida pela Delegada Teresinha

9h50 – Alessandra diz que vai rever questão das multas do transporte, e diz que não é possível prometer redução imediata porque não há acesso às planilhas de custos, mas que vai garantir esse acesso e achar novos mecanismos para fiscalização.

9h49 – pergunta sobre transporte público para Alessandra Ribeiro

9h47 – para levantar o PIB, Von Zuben diz que vai fazer parcerias com Sebrae e outras entidades para levar orientações técnicas aos empreendedores

9h46 – tema é economia. André Von Zuben vai responder

9h45 – Matos diz que não é político, mas empresário. A pergunta é sobre as incoerências em documentações sobre asfalto e falta dele em bairros. Matos diz que não vai prometer fazer o asfalto, mas que vai estudar a questão, e avalia trazer parceiros internacionais para resolver os problemas.

9h44 – quinto tema, sobre infraestrutura. Quem vai responder é o Wilson Matos.

9h42 – pergunta é voltada para as creches. Orsi afirma que vai fazer parcerias com entidades para a administração de vagas. O dinheiro disso viria do enxugamento da máquina pública.

9h41 – quarto tema é educação, e quem vai responder é Artur Orsi

9h40 – Tourinho diz que vai terminar a obra do BRT (o que não é uma promessa, já que a obra tem que ser concluída mesmo) e que vai expandir o plano cicloviario da cidade, além de prometer reduzir a tarifa de ônibus

9h39 – terceiro tema é mobilidade urbana e Pedro Tourinho é quem vai responder

9h38 – Dario diz que vai contratar 200 médicos e adotar a telemedicina

9h37 – segundo tema é saúde. Dario Saadi vai responder

9h35 – Rafa responde com projetos para incentivar a criação de empregos, mas poucas coisas práticas

9h34 – começa segundo bloco, com perguntas de jornalistas e patrocinadores. Primeiro tema é geração de empregos.

9h32 – Dario relembra o trabalho na secretaria de Esportes, e Tourinho cobra uma resposta para a pergunta “o que vai fazer para melhorar a vida do trabalhador”

9h30 – Pedro Tourinho aparece pela primeira vez no debate perguntando para Dario Saadi sobre as tarifas altas de ônibus e água, e a saúde “um caos”.

9h29 – Von Zuben diz que vai retomar obras de moradias populares. Teresinha lembra que o governo atual não fez nada. Mas desviou o assunto e começou a falar sobre transporte público.

9h27 – Teresinha fala sobre o que fez enquanto vereador e ataca adversários, porém não responde a pergunta.

9h26 – Von Zuben pergunta sobre habitação para a Delegada Teresinha.

9h25 – Alessandra Ribeiro e André Von Zuben fazem “conversa de comadres” na pergunta, exaltando os próprios planos, e conversando sobre o abastecimento de água.

9h21 – Rafa Zimbaldi diz que Orsi ficou fora da cidade por 4 anos e que “desconhece alguns projetos”, e garante que vai reduzir gasto da máquina pública

9h20 – Rafa rebate de novo com a frase “o senhor está mal informado”.

9h19 – Artur Orsi questiona Rafa Zimbaldi sobre redução de impostos e afirma que o adversário não sabe de onde vai tirar o dinheiro.

9h17 – Debate começa quente. Dario Saadi parece ser o principal alvo dos candidatos. Mas, nervosismo dos candidatos causa algumas cenas, como a pergunta de Wilson Matos para saber em qual câmera ele responderia a pergunta. A resposta veio de Dario Saadi, com algumas risadas.

9h16 – “Candidato, sou uma pessoa que mora em Campinas, e não que fala que vive nos Estados Unidos”, rebate Dario. Na resposta, o candidato fala as mesmas coisas que a Prefeitura sobre a obra.

9h15 – Wilson Matos faz pergunta e chama o candidato “Jonas Donizette/Dario Saadi”. Ele questiona sobre a qualidade da obra do BRT.

9h14 – “A senhora deveria se informar melhor”, rebate Rafa, que diz que abriu verbas

9h13 – Candidata usa tempo da réplica para tentar fazer a pergunta, dizendo que Rafa não abriu comissão para investigar a Vitale Saúde, OS que administrava o Ouro Verde.

9h11 – Delegada Teresinha se perde com o tempo e não consegue formular pergunta para Rafa Zimbaldi, que aproveitou a deixa para falar sobre sua função como vereador e presidente da Câmara.

9h10 – Candidato Dario está com semblante abatido, por causa da grande agenda que tem cumprido durante a campanha. “Parece estar no automático”, dizem nos bastidores.

9h09- O ODC passa a trazer também detalhes dos bastidores

9h06 – Rafa Zimbaldi também fala de projetos da candidatura para a saúde. Na réplica, Wilson Matos ataca Dario dizendo que ele deveria saber como está a situação em Campinas.

9h05 – Wilson Matos fala algumas propostas, inclusive testagem para coronavirus, mas sem citar Dario Saadi

9h04 – Rafa Zimbaldi pergunta para Wilson Matos a opinião do candidato sobre a fala de Dario Saadi em que o adversário diz que a saúde está em ordem

9h02 – candidato Dr. Hélio alegou problemas de saúde para não comparecer ao debate

9h00 – começa a transmissão

8h50 – regras do debate são explicadas pela equipe da VTV/SBT. Estão presentes Dario Saadi (Republicanos), Rafa Zimbaldi (PL), Delegada Teresinha (PTB), Pedro Tourinho (PT), Artur Orsi (PSD), Alessandra Ribeiro (PC do B), Wilson Matos (Patriota), André Von Zuben (Cidadania)

8h45 – Candidatos já estão posicionados para começar o debate

8h40 – Candidato Dr. Hélio (PDT), apesar de ter confirmado a presença, não compareceu.