Boa infraestrutura escolar ajuda no aprendizado das crianças e adolescentes

 Boa infraestrutura escolar ajuda no aprendizado das crianças e adolescentes

Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) comprovam que a qualidade da infraestrutura escolar influencia tanto no desempenho quanto no aprendizado dos alunos. A pesquisa Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana apurou que as notas em provas podem aumentar em média 5% em condições ideais. Entre os espaços de apoio que contribuem para aprendizado estão áreas como bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e auditórios.

Nos Colégios Maristas localizados em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal estão sendo realizadas reformas, ampliações e outras melhorias. No Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), por exemplo, os alunos vão ganhar uma biblioteca moderna com novos espaços multifuncionais em 2020.

Além disso, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais terão aula em horário integral, com novas rotinas, mais benefícios e ambientes preparados especialmente para atender essa modalidade de ensino. Os alunos também vão contar com novos brinquedos que serão instalados no Parque Azul, espaço separado para uso de crianças até o 5º ano.


A estrutura escolar aliada ao conteúdo oferecido pela escola compõe o ambiente ideal para o aprendizado e estimula o convívio social. O lugar também influencia no aprendizado. Conforto, ergonomia e bem-estar são diretrizes na hora da composição do ambiente, assim como a construção de um espaço que estimule a criatividade e socialização dos alunos.

De acordo com o diretor do Colégio Marista Ribeirão Preto, Rodrigo da Silva Borgheti, um dos objetivos da gestão é garantir a qualidade do ensino, com o apoio de uma infraestrutura que atenda os alunos com excelência. “Procuramos sempre modernizar a escola para oferecer aos nossos estudantes um ambiente agradável e próprio para estimular o aprendizado e garantir bons resultados ao longo do ano”, afirma.

Outras notícias