Bosque dos Jequitibás fará última edição de sessão interativa neste final de semana em Campinas

 Bosque dos Jequitibás fará última edição de sessão interativa neste final de semana em Campinas

Foto: Eduardo Lopes

O Bosque dos Jequitibás promove mais uma edição do Bosque Interativo neste sábado e domingo, 27 e 28 de novembro, das 9h às 16h, na praça próxima ao chafariz. Esta será a última edição do ano do projeto, cuja retomada está programada para janeiro de 2022.

O Bosque Interativo reúne diversas atividades de educação ambiental, com destaque para a oportunidade do público interagir com alguns animais silvestres que vivem no local. O evento é gratuito, aberto a pessoas de todas as idades e não é preciso fazer inscrição.

Os visitantes podem ver de perto, e até tocar, animais vivos, os conservados na Casa dos Animais Interessantes e aqueles que estão em recuperação no Setor Veterinário. Também terá contato com animais e peças taxidermizados (mortos, empalhados e preservados), disponíveis no acervo do Museu de História Natural, todos do Bosque dos Jequitibás.


De acordo com o veterinário do Bosque, Douglas Presotto, o objetivo do projeto é propiciar interação entre os visitantes e os animais silvestres, por meio de exposição de peças e de animais vivos, como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja e cateto, a famosa Matilde. “A interatividade propicia aos visitantes uma experiência cognitiva e sensorial”, diz o veterinário.

Profissionais de veterinária, biologia e outros ficam à disposição dos visitantes com os animais vivos, para que sejam tocados, e explicam a importância da preservação da fauna e da flora e do respeito ao meio ambiente.

O evento é realizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria de Cultura e Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde; do Laboratório de Mamíferos, da Unicamp; e do Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa.

Parceiros em resgate e cuidados

O Bosque dos Jequitibás desenvolve um trabalho fundamental na área de educação ambiental, em parceria com escolas e instituições, e com os visitantes do parque.

Trabalha em conjunto, ainda, com a Polícia Ambiental e os Bombeiros, ao acolher e cuidar de animais silvestres que tenham sido resgatados, vítimas de acidentes ou maus-tratos. Esses animais são tratados para que sejam reabilitados e possam retornar à natureza ou encontrar uma moradia adequada.

O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Prefeitura de Hortolândia anuncia cancelamento do Carnaval 2022

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *