Bosque Interativo está de volta neste final de semana em Campinas

 Bosque Interativo está de volta neste final de semana em Campinas

Foto: Divulgação

O Bosque dos Jequitibás retomará o Bosque Interativo neste sábado e domingo, dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 16h, na praça próxima ao chafariz. O projeto havia sido suspenso no início da pandemia, no ano passado. O Bosque Interativo reúne diversas atividades de educação ambiental e traz a oportunidade do público interagir com alguns animais silvestres que vivem no Bosque dos Jequitibás. O evento é gratuito, aberto a pessoas de todas as idades e não precisa fazer inscrição.

Os visitantes poderão conhecer de perto, e até tocar, animais vivos, da Casa dos Animais Interessantes e do Setor Veterinário, e animais e peças taxidermizados (mortos, empalhados e preservados), disponíveis no acervo do Museu de História Natural, todos do Bosque dos Jequitibás.

“O projeto tem por objetivo propiciar uma interação dos visitantes, por meio de exposição de peças e de animais vivos, como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja e cateto, a bem conhecida Matilde. A interatividade com as peças e os animais vivos, até a possibilidade de tocar neles, propiciam aos visitantes uma experiência cognitiva e sensorial”, explica o veterinário do Bosque, Douglas Presotto.


Os profissionais de veterinária, biologia e outros, explicam a importância do respeito, do bem-estar e da preservação dos animais e da conservação do meio ambiente, contam curiosidades sobre diversos tipos de bichos e propõem reflexão sobre a ação dos humanos e das situações de acidentes e maus-tratos com animais silvestres.

O evento é realizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria de Cultura; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, além do Laboratório de Mamíferos, da Unicamp; e do Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa.

Parceiros em resgate e cuidados

O Bosque dos Jequitibás desenvolve um trabalho fundamental na área de educação ambiental, em parceria com escolas e instituições, e com os visitantes do parque; e com a Polícia Ambiental e os Bombeiros, ao acolher e cuidar de animais silvestres que tenham sido resgatados, vítimas de acidentes ou maus-tratos. Esses animais são tratados para que sejam reabilitados e possam retornar à natureza ou encontrar uma moradia adequada.

O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Estará aberto excepcionalmente na próxima segunda-feira, 1 de novembro, para emendar com o feriado de Finados, 2 de novembro, e não abrirá na quarta-feira, dia 3.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Acupuntura: uma nova aliada no tratamento do câncer de mama

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *