Campinas anuncia nova edição de campanha que fará exames nos olhos de crianças e adolescentes

 Campinas anuncia nova edição de campanha que fará exames nos olhos de crianças e adolescentes

Foto: Manoel de Brito

A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou na noite de quinta-feira, 27 de outubro, a nova edição da campanha “Outubro Brilhante” cujo foco é a saúde ocular. O evento, realizado no auditório do Instituto Penido Burnier, contou com a presença dos parceiros que realizarão exames oftalmológicos em 850 crianças e adolescentes pré-triados nos centros de saúde.

Além dos exames, os pacientes, com idade entre 7 e 15 anos, também receberão os óculos prescritos. A faixa etária foi escolhida em razão da pandemia, que ampliou o contato dessas pessoas com telas de celulares e computadores.

Para a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura, Deise Hadich, essa nova edição do Outubro Brilhante é muito significativa. “Neste momento em que estamos retomando nossas ofertas para além da Covid, conseguimos articular rapidamente essa ação que irá atender nossos pacientes completando o ciclo de cuidado – consulta oftalmológica e a entrega dos óculos prescritos. Isso tem um significado muito grande para toda a população de Campinas,” ressalta.


O coordenador da Oftalmologia do Hospital da PUC-Campinas, Marcelo Sobrinho explica que a comunidade oftalmológica de Campinas está envolvida nessa campanha que conta com participação de vários hospitais, clínicas e serviços oftalmológicos.

“A ideia do Outubro Brilhante é fazer uma avaliação oftalmológica dessas crianças e verificar quais precisam usar óculos ou quais têm algum outro problema. É importante fazer essa triagem nessa idade para que, caso seja detectado algum problema, possa ser corrigido”.

Serão selecionados para receber os óculos os casos mais simples, após exame de acuidade visual. Os de maior complexidade serão encaminhados para o fluxo dos serviços da rede municipal de saúde.

De acordo com o presidente da Fundação João Penido Burnier, Kleyton Barella, participar do Outubro Brilhante é muito gratificante. “Sabemos que muitas pessoas não tem acesso. As vezes o oftalmologista prescreve uma receita que acaba ficando na gaveta, por isso, além da colaboração dos médicos que estão trabalhando voluntariamente, também temos a parceria de grandes óticas da cidade que vão doar os óculos e as armações para essas crianças”, reforça.

Parceiros

Oftalmologia do Hospital PUC- Campinas

Fundação Instituto Penido Burnier

Ótica e Cia

Zeiss Vision Center

Ótica Mario Neto

Ótica Conceição

SADT e Ambulatórios de Especialidade da PUC

Oftalmologistas do Instituto Penido Burnier

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Primeira edição da Oktoberfest de Paulínia acontece neste final de semana

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *