Campinas do Passado | Quando o Terminal Central era uma bela praça

 Campinas do Passado | Quando o Terminal Central era uma bela praça

Foto: Pró-Memória de Campinas

Os grupos de fotos e histórias antigas de Campinas entram em pé de guerra quando aparecem imagens da antiga Praça dos Cisnes, que ficava onde hoje está instalado o Terminal Central, no Viaduto Miguel Vicente Cury.


Quando o Viaduto foi inaugurado, nos anos 60, foi construída uma bela praça em seu meio. A cidade passou a ter, desde então, um novo e importante espaço de passeio e convívio público.

A praça foi muito usada por crianças que iam com seus familiares para passear. Muita gente tirou fotos no espaço, que tinha um lago muito bonito. Porém, com o passar do tempo, a praça foi ficando degradada.

Nos anos 80, já era praticamente impossível passar pelo local sem se deparar com mendigos e usuários de drogas. A Praça dos Cisnes já não tinha mais água limpa em seu lago e os brinquedos infantis estavam se deteriorando.

Foto: Pró-Memória de Campinas

Em 1985 o então prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, com seu Projeto Trólebus, resolveu instalar um terminal de ônibus no lugar da praça, por sinal o projeto já era antigo, ainda dos anos 70, tanto que o hoje extinto Terminal II, que ficava na Avenida Moraes Salles, era provisório e aguardava a inauguração do grande Terminal Central.

No final de 1985, o Terminal Central foi inaugurado. Apesar da praça que mexe com a memória dos campineiros ter sido devastada, ainda havia um enorme espaço de convívio, com muitas floreiras, assentos e plantas diversas. Tudo foi destruído com o aparecimento da informalidade e o crescimento do que hoje é o famoso camelódromo.

Foto: Pró-Memória de Campinas

O local deverá passar por uma outra reforma a partir do ano que vem, quando os camelôs do local serão realocados em um novo shopping popular, na região da Estação Cultura. Com isso, o terminal também será reformado para poder receber adequadamente os coletivos do BRT e o espaço vazio deverá ser revitalizado.

Da Redação ODC.
Leia também: Moradores de Campinas ganham prêmios de R$ 1 milhão e R$ 100 mil na Nota Fiscal Paulista

Outras notícias