Campinas é a cidade de grande porte que mais vacinou contra Covid no Brasil

 Campinas é a cidade de grande porte que mais vacinou contra Covid no Brasil

Foto: Arquivo PMC

Campinas está em primeiro lugar no ranking das 15 maiores cidades do Brasil com o maior percentual da população totalmente vacinada contra a Covid-19. Com 51,8% da população totalmente imunizada, com as duas doses ou com a dose única da vacina, a cidade está na frente das maiores capitais brasileiras.

A Secretaria de Saúde de Campinas já aplicou mais de 1,5 milhão de doses da vacina, sendo mais de 628 mil segundas doses e doses únicas até o final da tarde de sexta-feira, 17 de setembro. A cidade de São Paulo aparece em segundo lugar no ranking, com 51,4% com o esquema vacinal completo. Em terceiro lugar está Porto Alegre, com 49,7%, seguido de Rio de Janeiro (47,8%), Belo Horizonte (45,3%), São Luís (45,2%), Guarulhos (44%) e Recife (41,4%). Na sequência estão: Curitiba, Fortaleza, Salvador, Belém, Brasília, Goiânia e Manaus.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, este resultado é fruto de muita dedicação, muito trabalho e organização. “Desde o início da Campanha de Vacinação, já havia um preparo e uma expectativa de a gente trabalhar de maneira organizada, sem filas, através de agendamento, justamente para ter a capacidade de aplicar um número de doses que chegasse sempre em curto espaço de tempo”, afirma.


Segundo a diretora, conforme foi passando o tempo da campanha, a Secretaria de Saúde de Campinas foi ampliando a capacidade de aumentar o número de doses para dar vazão à vacinação com mais rapidez, mantendo a eficiência. “Tivemos também a estratégia de trabalharmos com parceiros, como também empresas privadas, a Unicamp e a Unimed. Este trabalho é fruto de muita dedicação, parcerias e um cuidado extremado em oferecer o melhor para a população”, disse Andréa.

A diretora enfatizou também que o sucesso da vacinação em Campinas é fruto do trabalho de gestão da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do empenho dos profissionais de saúde. “No começo, a Campanha a Vacinação ocorria por 12 horas diárias, inclusive aos feriados. Nós, da Secretaria de Saúde, só temos que agradecer a dedicação de todos os profissionais de saúde de Campinas”, completou.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Hopi Hari abre 50 vagas; seleção será nesta quarta-feira (22/09)

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *