Campinas é a cidade paulista com mais de 1 milhão de habitantes que mais vacinou contra Covid

 Campinas é a cidade paulista com mais de 1 milhão de habitantes que mais vacinou contra Covid

Campinas é a cidade do Estado de São Paulo que mais aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 entre os municípios com população entre 500 mil e 1,4 milhão de habitantes. De acordo com dados do site VacinaJá,do governo estadual, até o último dia 15 de junho, a metrópole vacinou 33,3% dos 1,2 milhão de moradores, o que corresponde a 404.721 doses até o início da tarde desta terça-feira, 15 de junho.

Logo atrás de Campinas, aparece São José dos Campos, que aplicou 234.602 primeiras doses, o que corresponde a 32,1% da população de 729,7 mil. São Bernardo do Campo tem 844,4 mil moradores e aplicou a primeira dose em 29,3%, ou seja, 247.282. Em Guarulhos, que tem 1,4 milhão de habitantes, 21,2% da população recebeu a primeira dose (confira o ranking abaixo).

“A vacinação vem ocorrendo de maneira organizada, sem filas ou aglomerações e procurando dar conta do número de doses recebidas em, no máximo, uma semana. Acredito que quanto maior a velocidade da imunização e maior porcentagem de vacinados, menor risco de agravamento da pandemia no município”, explica Andrea von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas.


Mesmo com eficiência na aplicação da vacina, Andrea adverte a população da necessidade de seguir todo protocolo de proteção. “É necessário a colaboração de todos na prevenção. Devemos continuar usando máscara, álcool em gel e manter o distanciamento físico. As vacinas são mais efetivas em diminuir agravamento e óbitos do que em prevenir a infecção”, ressaltou a diretora do Devisa.

No município, a vacinação contempla pessoas a partir de 50 anos, além de profissionais da Educação a partir de 18, grávidas e puérperas também a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, transplantados, entre outros.

Campinas trabalha no sistema de agendamento. Desde o início da vacinação, realizou três dias D de vacinação. Com isso, mais de 72 mil pessoas foram vacinadas nas ocasiões.

Ranking das cidades

Campinas – 33,3%

São José dos Campos – 32,1%

São Bernardo do Campo – 29,3%

Ribeirão Preto – 27,3%

Osasco – 26%

Santo André – 25,8%

Sorocaba – 22,8%

Guarulhos 21,2%

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Segundo dados, desemprego afeta 21,6% da comunidade LGBTQIA+

Outras notícias