Campinas esgota máscaras cirúrgicas em algumas lojas, mas proteção contra coronavírus não é eficaz

 Campinas esgota máscaras cirúrgicas em algumas lojas, mas proteção contra coronavírus não é eficaz

A epidemia de coronavírus está causando pânico em todo o mundo e fez muita gente praticamente esgotar os estoques de máscaras cirúrgicas. Em Campinas vários locais não tem mais o artefato para vender.

O problema é que essas máscaras simples não protegem contra o vírus. A máscara que protege é a chamada N95, que realmente é mais grossa e tem mais poder de bloqueio. A questão é que há necessidade de um treinamento para uso dessa máscara, pois muita gente acha que é só colocar no nariz de qualquer jeito e respirar pelas bordas.

A respiração deve ser feita através da máscara, ou seja, ela deve bloquear totalmente qualquer entrada de ar e a respiração deve ficar apenas na máscara. A respiração fica mais difícil, pois o ar não passará com tanta facilidade, portanto, não adianta nada colocar uma máscara e sair para rua achar que está protegido.


A eficácia das máscaras, seja qual modelo for, é duvidoso e as pesquisas são inconclusivas, sendo necessário um outro tipo de proteção. No caso do coronavírus, é mais eficaz lavar bem as mãos, evitar tocar nos olhos, boca e nariz e evitar contato com pessoas doentes. Com isso, você já faz uma grande parte da proteção.

Da Redação ODC.

Outras notícias