Campinas poderá ter fortes temporais entre hoje e amanhã

 Campinas poderá ter fortes temporais entre hoje e amanhã
  • NOTÍCIA COMPLEMENTADA ÀS 11h04 COM DETALHES TÉCNICOS DO CEPAGRI DA UNICAMP

As fortes chuvas que caíram sobre Campinas nesta última quarta-feira, dia 18/11, poderão se repetir no decorrer do dia de hoje, 19/11, de acordo com a previsão do tempo.

Além de fortes ventos e muita água, temporais severos poderão cair. As nuvens que causam tipos de fenômenos mais graves estão sobrevoando a região.

Com a umidade em alta e uma atmosfera instável, a condição para a ocorrência de microexplosões é favorável, mas não necessariamente certeza de que irá ocorrer. O problema é que tudo é muito imprevisível.


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR – De acordo com o Cepagri da Unicamp, que entrou em contato com o ODC na manhã de hoje para explicar a situação, a ocorrência de microexplosões e minitornados é imprevisível, ou seja, não é possível afirmar que irão ocorrer. Apesar de alguns aspectos serem favoráveis à ocorrência, é pouco provável que possa acontecer, sendo possível verificar apenas pouco tempo antes.

Campinas foi atingida por uma microexplosão no ano de 2016, deixando um rastro de destruição por vários bairros. Cerca de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na época.

A microexplosão é quando uma corrente de ar despenca em linha reta como um corredor de vento, sem apresentar formato espiral, caindo sobre uma determinada área e levando tudo o que encontra.

Da Redação ODC.
Leia também: Casal de Jundiaí morre soterrado por falésia no Rio Grande do Norte; Bebê e cão também morreram

Outras notícias