Campinas reaproveita doses da vacina contra Covid que seriam descartadas para imunizar Guardas Municipais

     Campinas reaproveita doses da vacina contra Covid que seriam descartadas para imunizar Guardas Municipais

    As campanhas de vacinação contra a Covid-19 em todo o país têm um percentual de perda de doses de até 5%, porém Campinas está se movimentando para fazer o máximo de aproveitamento possível.

    De acordo com a prefeitura, as doses que potencialmente poderiam ser perdidas por algum motivo operacional estão sendo usadas para imunizar agentes do setor de segurança.

    Já receberam ao menos a primeira dose profissionais da guarda Municipal e da Defesa Civil. Entre os guardas, 130 agentes já foram imunizados.


    Cada frasco da vacina tem o suficiente para dez doses. Depois de aberto, o frasco vale por oito horas no caso da Coronavac e seis horas para a da Fiocruz.

    Por conta disso, doses restantes podem ser descartadas mas a prefeitura pede para profissionais da segurança irem aos postos de vacinação para receberem as doses que sobram no final do dia, evitando o descarte.

    Todas as doses, tanto as aplicadas quanto as descartadas, precisam ser registradas em sistema. Pelo último balanço da prefeitura, já foram imunizadas 136.479 pessoas com a primeira dose e 45.390 com a segunda.

    Da Redação ODC.
    Fonte: G1
    Leia também: Centro de Campinas fica lotado de gente que buscava comprar ovos de páscoa

    Outras notícias