Campinas terá primeiro Centro Olímpico de Skate do Brasil

 Campinas terá primeiro Centro Olímpico de Skate do Brasil

Foto: PMC

Campinas é a nova Capital Nacional do Skate. O primeiro Centro Olímpico de Skate do Brasil será implantado em uma área de 3,1 mil m² dentro do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), no Swiss Park. Serão construídas duas pistas cobertas, nos formatos Park e Street, destinadas aos skatistas de nível mundial e também na formação de atletas que poderão representar o país em competições olímpicas e internacionais.

Há cerca de três meses, o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, conversou com o secretário Estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, sobre a possibilidade de implementação do projeto em Campinas. O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Duda Musa, também opinou sobre a escolha, uma vez que as cidades de Curitiba e Guarulhos também pleiteavam se transformar na Cidade do Skate.

Como tudo deveria acontecer somente depois da Olimpíada de Tóquio, os resultados do Brasil na modalidade aceleraram o processo. O secretário Especial de Esportes, André Guimarães, que esteve no Japão e constatou a competência do skatista brasileiro, ficou entusiasmado com o projeto de implementação do Centro de Treinamento de Skate, em Campinas.


A consolidação do projeto Skate é mais uma conquista da gestão do prefeito Dário Saadi, que sempre acreditou no potencial esportivo de Campinas: “Esta é uma conquista de toda a população. Campinas é um modelo de crescimento, de realização, também no esporte. O Centro Olímpico de Skate vem aí para fazer história”, ressaltou.

A Prefeitura cede o espaço e, o investimento de R$ 8 milhões, será do governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Especial de Esporte. As pistas de skate serão construídas próximas das quadras de tênis, no CEAR, com a previsão de término das obras para o segundo semestre de 2022. Portanto, toda a preparação para a Olimpíada de Paris em 2024, será feita em Campinas.

O Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressalta a importância de um centro como este no cenário nacional: “Campinas é uma metrópole. Em razão da estrutura aérea, rodoviária, shoppings, próxima à capital, mais o fato de o estado ter grandes skatistas, podemos proporcionar um trabalho de excelência”, confirmou.

O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Duda Musa, analisa a importância de contar com um Centro de Treinamento estruturado: “ O CT vai permitir um planejamento bem estruturado aos atletas da Seleção Brasileira. Teremos tranquilidade para trabalhar sem a preocupação com gasto extra em treinamento”, avalia.

O Centro Olímpico de Skate abrigará os atletas de alto rendimento e também intensificará o trabalho de formação de Skatistas com potencial de desenvolvimento, além de projetos sociais elaborados pelo Governo Federal e Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Campinas recebe audiência pública do Governo do Estado para o Trem Intercidades

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *