“Castramóvel” volta a atender em Campinas, porém apenas com hora marcada

 “Castramóvel” volta a atender em Campinas, porém apenas com hora marcada

Durante esta semana, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DEPBEA) da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realizou a castração de gatos e cães nas dependências do órgão, na Vila Boa Vista. A cirurgia foi feita dentro do Castramóvel – ônibus adaptado que percorria os bairros da cidade para castrar animais domésticos, e que agora está estacionado no pátio, na sede do departamento.

O atendimento está voltado exclusivamente para animais sob responsabilidade de cuidadores e de ONGs de proteção animal cadastrados no banco de dados do DPBEA. Foram castrados aproximadamente 600 animais em quatro dias de trabalho. “Este trabalho é importante para o controle populacional dos animais”, explica o diretor do DPBEA, Vagner Bellini.

“No período da pandemia, o Castramóvel deixou de operar por recomendação sanitária, para não causar aglomerações desnecessárias e prevenir a transmissão da covid-19. A retomada das atividades ocorre gradativamente, começando com quantitativos menores”, explica o secretário do Verde, Rogério Menezes.


Para evitar aglomerações, o programa atende apenas gatos, que são entregues e retirados dentro de caixas, com hora marcada. “Não podemos trabalhar com a castração de cães porque a presença dos responsáveis é necessária até o momento de aplicação da anestesia, o que compromete as medidas de segurança contra o coronavírus”, explica Bellini. “Fizemos cerca de 50 cachorros apenas, de situações específicas”, completa.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Sanasa corta água em 13 bairros nesta quinta-feira, dia 04/08 em Campinas

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *