Amanhã a cidade de Campinas vai às urnas para escolher um novo prefeito e novos vereadores, que irão governar pelos próximos quatro anos. Infelizmente o futuro não é nada bom para a terceira maior cidade do Estado de São Paulo. Veja o porquê em 5 itens:
1 – ENROLAÇÃO
Dário foi à tv culpar a pandemia do novo coronavirus por ficar praticamente 1 ano e meio sem governar, ou seja, só cuidar das questões sanitárias referentes à enfermidade. Até aí é possível dar um crédito, mas e os dois anos e meio seguintes, com enrolação de obras intermináveis? É no mínimo absurdo as obras do BRT ainda não terem sido concluídas até hoje. Em um país sério, isso já teria sido investigado pela Câmara dos Vereadores ou pelo Ministério Público.
2 – E MAIS ENROLAÇÃO
As propagandas de Dário mostram que caso seja reeleito, que é o que tudo indica, serão mais quatro anos de enrolação. Ele já promete obras simples como a de terminais de ônibus e um mini-corredor para o BRT no Corredor Central apenas para 2027, ou seja, vai ficar pelo menos três anos apenas “cozinhando o galo”.
3 – VEXAME
Em debates, Dário disse que fez a licitação do transporte sim, mas que deu “deserta”. Isso mostra o quanto está desconectado da realidade e que muito possivelmente sequer leu os principais tópicos do edital. Com itens completamente ridículos e inviáveis, era óbvio que ninguém iria querer assinar contrato com a prefeitura. Se ele realmente tivesse interesse, teria feito algo decente. E provavelmente será reeleito e ainda sem o novo edital feito, apesar de duas promessas não cumpridas para este ano.
4 – VAZIO
Os candidatos adversários de Dário, caso fossem eleitos, também deixariam a cidade à míngua. Rafa não tem propostas concretas, copiou a ideia do Poupatempo da Saúde de uma propaganda da cidade de Americana e ficou o tempo todo atacando Dário. Por isso está em terceiro lugar, um vexame completo. Já Pedro Tourinho ainda fez algumas propostas, mas como sempre sem falar de onde vai tirar dinheiro para implantar. E o resto do tempo, passou perdendo falando da “cassação de Dário”.
5 – PÉSSIMA EQUIPE
A equipe de Dário provavelmente será mantida, ao menos em sua maioria, em um eventual novo mandato. Isso é péssimo para a cidade. Ter pessoas como o Secretário de Infraestrutura no cargo, sendo que já é “herdado” do governo Jonas quando presidiu a Emdec, é muito ruim pois serão mais obras atrasadas, mais enrolação e mais papo furado, e com prestígio. A população que sofre.
NÃO APRENDE
Rafa e Tourinho estão atrás nas pesquisas por culpa das suas próprias equipes e por não aprender como funciona a política campineira. Esta coluna já havia dito antes mesmo de começar a campanha que quem dedicasse o tempo de TV a atacar seus adversários, iria perder feio, e é o que as pesquisas estão indicando. Para quem despontava na boca do povo como um “nome forte” para substituir Dário, ficar em terceiro lugar é um vexame para Rafa, que deve ter voto suficiente apenas para deputado estadual, como sempre.
NÃO APRENDE 2
Desde sempre o campineiro não vota em candidato que só ataca, independentemente de quem seja o adversário, mas os marqueteiros de plantão parecem morar em outro planeta. Quem realmente conhece a cidade sabe que sempre funcionou assim, mas os dois que estão atrás de Dário preferiram os ataques gratuitos, e estão pagando caro por isso.
NÃO APRENDE 3
Em 1996, quando a candidata Célia Leão atacou sistematicamente seu adversário Francisco Amaral, amargou uma derrota feia nas urnas. Isso porque Francisco Amaral já não era uma boa opção, mas como ficou na dele e ainda fez um sambinha, cantado pela banda Clave de Azes, levou. Fez um governo terrível, talvez um dos piores da história da cidade, mas levou.
NÃO APRENDE 4
Em 2012 Márcio Pochmann partiu para o ataque contra Jonas Donizette, que se fez de coitado, e deu certo. Apesar de ser um nome simpático à maioria da população, Pochmann escorregou feio nos ataques e perdeu. O mesmo se repetiu em 2016, e perdeu de novo. Agora, em 2024, a novela mais uma vez se repete e Dário deverá levar, mesmo com um governo sofrível
NÃO APRENDE 5
Isso tudo mostra que Campinas está muito mal de políticos. Muitos sequer conhecem os bairros da cidade, e só aparecem na época da eleição. Dário mesmo nunca andou de ônibus com a população e sequer circula pelo Centro, algo que seus antecessores sempre fizeram. Infelizmente deverá levar este pleito por pura incompetência de seus adversários.
Nesta segunda, teremos coluna especial com os detalhes das eleições.