Começa 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe

 Começa 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta quarta-feira, dia 9 de junho, e vai até 9 de julho, em todos os centros de saúde de Campinas.

Essa fase incluirá pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O público-alvo estimado é de 88,5 mil pessoas.


Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar relatório médico ou receita de medicamento que comprove a condição.

Os trabalhadores precisam levar um comprovante de que atuam nas categorias incluídas na Campanha. Importante levar também a carteira de vacinação, se tiver, e um documento de identidade com foto.

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Patrícia Rigo, a Campanha é extremamente importante porque a vacina previne quadros respiratórios graves que podem evoluir a óbito.

“A imunização também colabora no diagnóstico diferenciado da Covid-19 e tem reflexo na redução da sobrecarga no sistema de saúde, já impactado pela pandemia do novo coronavírus.”

A vacina é em dose única e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas devem priorizar a imunização contra a covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe.

Outras notícias