Começa neste sábado, dia 13/11, votação para o Conselho de Trânsito e Transporte de Campinas

 Começa neste sábado, dia 13/11, votação para o Conselho de Trânsito e Transporte de Campinas

Foto: PMC

A eleição online dos representantes da população no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) será aberta neste sábado, 13 de novembro, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/cmtt, acessando o banner Processo eleitoral 2022-2023.

Nota da Redação ODC: O editor Luciano Roncolato está concorrendo pela região Norte. Seu currículo está disponível no link da CMTT.

Serão eleitos dois membros titulares e dois suplentes para cada região da cidade (Norte, Sul, Leste, Noroeste e Sudoeste). Também serão eleitos um titular e um suplente nos segmentos Pessoas com Deficiência, Idosos e Estudantes. Há, ainda, um titular e um suplente indicados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).


Para votar, é preciso ter no mínimo 18 anos e residir em Campinas. O eleitor vota em apenas um candidato, da mesma região onde mora. Também pode votar em candidatos dos segmentos Pessoas com Deficiência, Idosos e Estudantes, sendo um voto por segmento, não importando a região.

No site já estão disponíveis minicurrículos e propostas de vários candidatos. A votação será realizada por meio de um formulário, em que os eleitores preencherão cadastro e selecionarão o(s) candidato(s) escolhido(s). A votação permanecerá aberta até o próximo dia 30 de novembro.

As candidaturas da Sociedade Civil foram registradas entre os dias 13 de outubro e 7 de novembro de 2021. São 13 candidatos da Região Norte; 8 da Região Sul; 7 da Região Leste; 11 da Região Noroeste; e 10 da Região Sudoeste. No segmento Pessoas com Deficiência, há 2 candidatos; no segmento Idosos, 7; e no segmento Estudantes, também 7.

Os candidatos também precisam ser maiores de idade e representar a região onde residem. Já os candidatos dos segmentos Pessoas com Deficiência, Idosos e Estudantes devem atender aos respectivos perfis, independentemente da região onde residem.

O CMTT

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte é um órgão de controle social das políticas de mobilidade urbana implementadas pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Entre as competências do conselho, estão o controle, acompanhamento, a avaliação e discussão dessas políticas. O CMTT tem caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo.

A cada dois anos são escolhidos os representantes da Sociedade Civil, da Administração Municipal e dos operadores dos serviços de transporte, sendo 14 titulares e 14 suplentes por categoria.

Diferentemente dos representantes da população, que são eleitos, os conselheiros do setor público e dos transportadores são indicados pelos respectivos órgãos e entidades. Os operadores do transporte também podem ser eleitos em assembleias específicas.

As informações gerais sobre o CMTT, incluindo detalhes da atuação, competências e publicações, estão disponíveis em www.emdec.com.br/cmtt. Também constam no site o edital e as orientações referentes ao processo eleitoral do biênio 2022-2023, com textos e vídeos.

As eleições antecedem a 9ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte, que será realizada em 11 de dezembro de 2021. Na conferência, que ocorre a cada dois anos, a Setransp e a Emdec debatem e definem com a população as diretrizes para a mobilidade urbana de Campinas. Serão discutidos cinco eixos temáticos: Planejamento da Mobilidade Urbana; Segurança Viária; Educação, Comunicação e Participação Social; Transporte Público Coletivo; e Mobilidade Sustentável como Ferramenta de Inclusão Social.

As informações são da Prefeitura de Campinas e Redação ODC.
Leia também: Cosméticos vencidos: um perigo para a pele

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *