Começa nova fase de campanha de conscientização com abordagem a motociclistas

 Começa nova fase de campanha de conscientização com abordagem a motociclistas

Foto: PMC

Uma nova atividade da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza) foi iniciada nesta semana. Cerca de 60 motociclistas foram orientados em ação educativa da campanha, que é promovida pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A ação ocorreu na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), próximo à PUC-Campinas, e foi realizada pelas equipes de Educação para a Mobilidade e de Operação da Emdec.

Agentes da mobilidade urbana abordaram motociclistas nos semáforos. Eles foram parados para uma breve conversa com os educadores da Emdec, que falaram sobre dicas de segurança viária, com foco na redução de velocidade e no respeito às normas de trânsito.

Os motociclistas também receberam folhetos e foram informados sobre as blitze educativas que vêm sendo realizadas em Campinas, como parte da Campanha 3Rs.


As abordagens educativas acontecerão sempre às terças-feiras, com início às 9h, e serão voltadas, neste primeiro momento, ao eixo da Av. JBD. Confira a programação das próximas três ações:

– 07/12: Av. JBD x Rua Orlando Paulino, próximo ao Covabra;

– 14/12: Av. JBD x aproximação com a Av. Império do Sol Nascente, próximo ao Enxuto;

– 21/12: Av. JBD x Rua Orlando Paulino, próximo ao Covabra.

A Campanha 3Rs

Lançada no dia 04 de novembro, a Campanha 3Rs convida a sociedade a respeitar as regras de trânsito, repensar comportamentos adotados nas vias e reduzir a velocidade. Segundo dados do Comitê de Análise de Acidentes do Observatório Municipal do Trânsito de Campinas, os motociclistas representaram 48% dos acidentes fatais, registrados entre os meses de janeiro e agosto. Foram 45 vidas de motociclistas perdidas, sendo 22 acidentes registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias.

De caráter intersetorial, a campanha é coordenada pelas secretarias de Transportes, Saúde e Segurança Pública; pela Emdec, além de organizações e parceiros privados.

Diversas peças de comunicação estão sendo levadas às ruas e a canais digitais, para disseminar as mensagens da campanha e preservar vidas no trânsito. Outra iniciativa será a implantação de área de acomodação para motos em 10 cruzamentos que registram alto índice de acidentes. Faixas de retenção serão sinalizadas para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos nos semáforos. A fase atual é de vistoria técnica dos locais para implantação.

Para saber mais, acesse o hotsite da campanha: www.emdec.com.br/Campanha3Rs.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Caso Hípica: advogado é condenado por participação em agressão contra adolescente

Outras notícias