Como voltar à rotina depois da quarentena?

12
Como voltar à rotina depois da quarentena?

A grande dúvida que fica agora é: como voltar à rotina depois da quarentena?

O isolamento social trouxe uma repentina mudança na rotina de milhões de pessoas no mundo todo.

Os que já tinham hábito de se exercitar, muitos buscam fazer atividades em casa, o que não exclui a premissa de que as coisas mudaram.

A nutricionista clínica e esportiva da Cia Athletica, Keli Pittner, explica que o isolamento social faz com que as pessoas tenham um gasto energético reduzido.

Além de academias fechadas, não há mais o hábito de sair de casa todos os dias, andar pelas ruas, subir escadas, por exemplo.

“Outra coisa possível nesta nova rotina é o possível aparecimento de uma compulsão alimentar, partindo de uma ansiedade e tempo ocioso”, explica.

Outras informações sobre o coronavírus no site do Governo do Estado

No entanto, os praticantes assíduos de exercícios e que mantinham uma dieta balanceada para ampliar os resultados dos treinos precisam dobrar a atenção com a alimentação.

Exercícios ajudam a retomar rotina

Aos amantes de corrida, exercícios aeróbicos e de fortalecimento vão ajudar no desempenho físico do corredor neste momento restritivo, mantendo-se um gasto calórico adequado.

Isso, juntamente com uma alimentação balanceada rica em verduras, frutas, proteínas, carboidratos bons, aliada à hidratação adequada.

Assim, será possível retornar bem para os treinos, sem retrocessos.

No momento do retorno é muito importante uma nova avaliação nutricional para adaptação à nova rotina.

Para os que buscam a hipertrofia (ganho de massa muscular), é importante manter os exercícios adaptados juntamente com o professor.

O corpo se adaptará ao novo estímulo e ajudará no retorno com menos impacto.

“Agora é o momento de nutrir o organismo, evitar dietas restritivas e aumentar o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade, aumentar as fontes de micronutrientes e adequar o horário e qualidade do sono”, aponta Pittner.

O ODC tem uma página específica de notícias e informações sobre o coronavírus

Dicas de como voltar à rotina depois da quarentena

  1. Evite alimentos industrializados
    De acordo com a nutricionista, este momento de isolamento social pode desenvolver transtornos de ansiedade, que acaba gerando episódios de compulsão alimentar e desejos por doces e alimentos gordurosos, trazendo aquela sensação do prazer momentâneo.
  2. Seja rigoroso com a rotina
    Estabelecer horários para esta nova rotina permitirá que não haja alterações no ciclo circadiano, aquele que rege todas nossas alterações metabólicas.

    Para ajudar na disciplina, estabeleça horários para: acordar, tomar o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

    Tentar ‘imitar’ o que você fazia anteriormente pode ajudar a voltar à rotina depois da quarentena.

  3. Aposte nos alimentos ricos em fibras
    É fundamental entender que é necessário se adequar a um novo valor energético através da alimentação.

    De fato, ficando em casa em tempo integral, gasta-se menos energia, então é preciso compensar na quantidade de energia ingerida.

    A nutricionista lembra também que, na readequação, é importante aumentar o consumo de fibras, pois traz mais saciedade, auxiliando na disciplina com os horários das refeições.

  4. Hidrate-se
    Qualquer alimentação extremamente balanceada cai por terra se não há hidratação adequada.

    Com isso, fica muito mais fácil seguir a rotina de alimentação pré-estabelecida e evitar que recorramos aos petiscos entre uma refeição e outra.

    O ideal é tomar de dois a três litros de água por dia.

  5. Durma bem
    A privação de sono dificulta o ganho de massa muscular.Para manter o corpo e mente descansados, o ideal é dormir no mínimo 7 horas por dia.

    Além disso, o sono deve ser de qualidade, para garantir que seja reparador.