Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado de 12/10 em Campinas

 Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado de 12/10 em Campinas

Começa hoje mais um feriado prolongado, já que nesta próxima segunda-feira, dia 12/10, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Confira o que vai abrir e o que vai fechar nesses próximos dias em Campinas:

PREFEITURA – A Prefeitura manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial no feriado. O expediente nas repartições públicas será encerrado na sexta, dia 9 de outubro, às 18h, e retomado na terça-feira, dia 13 de outubro, às 8h.


BANCOS – Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Ou ainda pela internet.

COMÉRCIO – O comércio da região central de Campinas terá ponto facultativo (abre quem quiser) nesta segunda-feira (12). As lojas que abrirem funcionarão, segundo a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) das 9h às 17h.

SHOPPINGS – vão funcionar no feriado no mesmo horário do domingo, ou seja, do meio-dia às 20h nesta segunda-feira.

POUPATEMPO/DETRAN – Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, os postos do Poupatempo e do Detran.SP (Ciretrans) estarão fechados em todo o Estado, em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira (13), o funcionamento volta ao horário habitual de cada unidade.

CORREIOS – As agências dos Correios estarão fechadas e abrem somente na terça-feira (13).

DEFESA CIVIL – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

GUARDA MUNICIPAL – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.

SANASA/ÁGUA/ESGOTO – Encerra o expediente administrativo na sexta, dia 9, às 17h, e retoma na terça, dia 13, mas uma equipe estará de plantão para atender reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará pelo do 3735 5000/ 0800 7721195.

MECARDO MUNICIPAL – Abrirá das 7h às 12h, na segunda, dia 12.

FEIRAS LIVRES – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume.

BOSQUES – Todos os parques e bosques da cidade, incluindo Lagoa do Taquaral e Bosque dos Jequitibás, abrem na segunda, dia 12, das 7h às 15h.

TORRE DO CASTELO – Permanece fechada por conta da pandemia do novo coronavírus.

ATENDIMENTO 156 – O serviço segue o expediente da Prefeitura e fica fechado na segunda, dia 12. O atendimento retoma na terça, dia 13, às 8h.

LIMPEZA URBANA – Na segunda, dia 12, ocorrerão as coletas domiciliar alternada e diária, e a hospitalar nos grandes geradores (hospitais). A coleta seletiva fica suspensa e o serviço de varrição será feito em sistema de plantão.

SAÚDE – As unidades de saúde que abrem aos sábados terão o funcionamento normal, são elas: Centro de Saúde Parque Valença/ Centro de Saúde Jardim Florence/Centro de Saúde Jardim Capivari/Centro de Saúde Santa Lúcia/Centro de Saúde Jardim Vista Alegre/Centro de Saúde União dos barros/Centro de Saúde DIC-1/Centro de Saúde Santo Antônio/Centro de Saúde Vila Ipê/Centro de Saúde São Quirino/Centro de Saúde Jardim Aurélia.
Na segunda, dia 12, os Centros de Saúde permanecerão fechados. Lembrando que os Prontos Socorros (Mário Gatti e Ouro Verde), UPAs Campo Grande, São José e Anchieta, Carlos Lourenço e Samu funcionam todos os dias, 24h.

CPAT – As unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande não vão funcionar na segunda, dia 12. Os serviços reabrem na terça, dia 13, em regime excepcional de atendimento devido a pandemia da Covid-19, com agendamento prévio pelos canais 156 e Portal do Cidadão.

CEASA – A área administrativa da Ceasa encerrará as suas atividades na sexta, dia 9, às 16h12, e retoma na terça, dia 13, às 8h, assim como o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), abrirá das 7h às 13h.

MERCADO DAS FLORES – funcionará na segunda, dia 12, das 8h às 16h30 e o Mercado de Hortifrútis, das 4h às 13h00.

TRANSPORTE – A Emdec manterá os serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. Para as solicitações, a população conta com o telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”; o site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção “Fale Conosco”; e com o aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS.

PAI-SERVIÇO – O serviço segue priorizando o atendimento aos serviços de saúde. O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. O PAI-Serviço atende pelo telefone 118; e também está disponível no aplicativo da Emdec.

PÁTIO – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente. A liberação de veículos fica suspensa somente na segunda, dia 12, e retomada na terça, dia 13. O Atendimento do Pátio fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. O telefone para contato é o (19) 3772-7148. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

PROCON – Os atendimentos no 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de atendimento do Agiliza e sede administrativa fecham segunda, dia 12. A unidade que atende no Poupatempo/Campinas Shopping segue orientação do órgão e fica fechada na segunda, dia 12. O atendimento retoma na terça, dia 13. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) e pelo aplicativo normalmente.

Da Redação ODC.
Leia também: Moradores de Campinas reclamam do valor triplicado das contas de água da Sanasa

Outras notícias