Confira oito dicas de livros para uma boa leitura em todas as faixas etáreas

 Confira oito dicas de livros para uma boa leitura em todas as faixas etáreas

No último dia 7 de janeiro, comemorou-se o Dia do Leitor. O bibliotecário Jonas Borges de Castro, do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, dá algumas dicas para quem quer colocar a leitura em dia. E aproveitando que janeiro é mês de férias, você terá todo tempo do mundo para curtir cada momento de folga.

Pode levar o livro para a praia, para o interior, para o descanso na rede, na hora de pegar um bronzeado na piscina, naquela viagem longa para rever um amigo ou parente distante, enfim, são muitas as situações e oportunidades para devorar as páginas daquele best-seller.

Confira a seguir as sugestões por faixa etária:


Título: A casa sonolenta

Autores: Don Wood e Audrey Wood
Editora: Brinque Book
Descrição: Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.

Título: O rei bigodeira e sua banheira

Autores: Don Wood e Audrey Wood
Editora: Ática
Descrição: Não há nada que faça o rei sair da banheira: nem guerra, nem almoço, nem pesca, nem baile. Até que o pajem tem uma ideia para tirá-lo desse marasmo.

Título: Famílias malucas – Minha mãe é uma pirata

Autor: Jackie French
Editora: Fundamento
Descrição: Ninguém na escola sabe que Camilo tem uma mãe pirata. Mas está para acontecer o encontro de pais e professores, e o garoto está preocupado: será que ele conseguirá esconder seu segredo? Ou será que sua mãe arruinará a sua fama de garoto descolado, conhecido como CJ? Ela usa bota de cano longo e tem uma espada.
Camilo tem que fazer a tarefa no convés de um barco pirata. Ainda bem que ele tem a ajuda de Frederick Imundo – fica até fácil se acostumar com a perna de pau do pirata fazendo toc-toc-toc enquanto ele anda. O bichinho de estimação de Camilo é um crocodilo, que adora comer os dedos dos piratas maus.
Pizza no jantar? Que nada! Percival Podre serve deliciosas sopas de monstros marinhos. Acompanhe Camilo e sua mãe pirata em uma grande aventura pelos sete mares!

Título: Famílias malucas – Meu bicho de estimação é um dinossauro

Autor: Jackie French
Editora: Fundamento
Descrição: É o aniversário de Gunk e ele pode escolher o presente que quiser. Sua família não para de dar palpites. O pai dele gosta de coisas fofas e usa pantufa em forma de bichinhos. Fliss, a irmã de Gunk, tem um tubarão tatuado no braço e pilota a maior moto que Gunk já viu. A mãe dele passa 24 horas conectada à internet. Mas Gunk não quer saber de pantufas, motos ou computadores: ele quer uma cachorrinha e escolheu justamente a mais estranha do canil: ela tem medo de gatos e não sabe latir! Gunk percebe que sua mascote, a Pingo, está ficando esquisita demais e tenta ensiná-la a latir e a gostar de ração. Mas não adianta nada: ela continua sendo uma cachorrinha muito estranha. Tudo fica ainda mais esquisito ainda quando a Pingo cresce e fica muito parecida com… um dinossauro! E agora? O que vai acontecer com a Pingo? Acompanhe Gunk e Pingo em suas aventuras e descubra que o melhor amigo do homem nem sempre é o cachorro!

Título: Pântano de sangue

Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Descrição: Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, discute-se a dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza em um dos últimos lugares do mundo que ainda poderia ser chamado de Paraíso Terrestre: o Pantanal de Mato Grosso. Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho envolvem-se com o crime organizado que está agindo por lá, liderado pelo misterioso e implacável Ente. Crânio, o Geninho de Os Karas, é quem terá de arrastar os amigos em sua mais perigosa missão. Esse é mais um trabalho para Os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!

Título: O misterioso caso de Styles

Autor: Agatha Christie
Editora: Globo
Descrição: Quando Mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que a espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, 20 anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de Mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando Mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.

Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, Mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?

Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas – final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

Título: Os sete

Autor: André Vianco
Editora: Aleph
Descrição: “Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.” Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em Os Sete, André Vianco atualiza o mito dos vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.

Título: Como pensar sobre as grandes ideias

Autor: Mortimer J. Adler
Editora: É Realizações
Descrição: Esses são apenas alguns questionamentos levantados neste livro, que tem como objetivo encorajar o leitor ao pensamento filosófico. É isso mesmo, Como Pensar sobre as Grandes Ideias evidencia que todos somos capazes de pensar e compreender desde as questões mais corriqueiras de nosso dia a dia até as maiores abstrações que a mente humana pode alcançar. Conhecido por sua linguagem acessível e didática encantadora, o filósofo norte-americano Mortimer Adler trata filosoficamente dos mais diversos problemas humanos, tomando como base seu vasto conhecimento de literatura, história e filosofia. Adler trata de conceitos como democracia, lei, emoção e aprendizado à luz dos grandes livros e do pensamento de mais de dois milênios de civilização ocidental. Esta obra comprova que as grandes ideias são temas inesgotáveis e que elas nos transportam a uma aventura única, na qual sempre há pioneirismo a ser alcançado – e podemos atingi-lo – valendo-nos de nossa mente. Afinal as grandes ideias estão ao alcance de todos.
Boa leitura!

Outras notícias