Confiram dicas importantes para ir bem no Enem, que será aplicado daqui 90 dias

18

Faltam apenas 90 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e a contagem regressiva já começou para pouco mais de 5 milhões de estudantes inscritos que farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro. Mas você está preparado para enfrentar a maratona de questões? Saiba que ainda dá tempo de se organizar e conquistar um bom resultado no Exame.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Inês de Oliveira Souza Montagnani, é importante criar um planejamento de estudos para dar conta do conteúdo até a data de aplicação das provas. “Para conseguir responder às 180 questões e fazer a redação com tranquilidade, é necessário que o aluno organize seu tempo para estudar todo o conteúdo proposto. Testar seus conhecimentos e manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos também ajudam o estudante a obter um bom resultado”, diz.

Confira as dicas da coordenadora:

– Escolha um ambiente de estudo – o primeiro passo é escolher um local apropriado para estudar, com boa iluminação, ventilação e silencioso, longe de distrações.

– Faça um cronograma de estudos – é importante organizar o tempo de acordo com a rotina de cada aluno para otimizar os estudos e não deixar passar nenhum conteúdo que possa cair na prova.

– Conheça os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores – ao ter conhecimento dos temas mais abordados em outros anos, o aluno pode reforçar os estudos de maneira pontual.

– Teste seus conhecimentos – faça também os simulados disponíveis no site do Enem para testar seus conhecimentos. É importante refazer as provas do Enem aplicadas em anos anteriores, isso ajuda a entender melhor a dinâmica do Exame.

– Assista a videoaulas – o site do Enem produziu diversas videoaulas para complementar os estudos. Esse material pode ajudar a esclarecer dúvidas pontuais sobre conteúdos específicos.

– Treine sua Redação – o Exame costuma cobrar assuntos relacionados a questões sociais. Não há como saber o tema que será proposto, mas é possível se preparar lendo mais para atualizar-se sobre as questões políticas, sociais e econômicas do Brasil e do mundo e buscar conhecer os assuntos abordados em anos anteriores.

– Se mantenha saudável – investir na saúde física e mental também é importante para se preparar para o Exame. Entre as diversas atitudes que podem ser tomadas para se manter saudável estão praticar exercícios físicos e se alimentar bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui