Consumo de café no Brasil deverá crescer ainda mais nos próximos anos

27

De acordo com pesquisa realizada ano passado pela empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa dona das marcas Pilão e L’OR tendo como parceira a Aucubo, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água. São cerca de 3 a 4 xícaras de café consumidas por dia.

As pesquisas confirmam que o consumo da bebida vai aumentar entre os brasileiros este ano, transformando o ano de 2020 em um ano propício para novos investimentos no mercado de cafés, como cafeterias. O estudo foi realizado pelo banco holandês Rabobank e se chama “The Brazilian Coffee Market”, que significa “O mercado brasileiro de café”.

Segundo o estudo, haverá um crescimento significativo na receita com as vendas de cafés especiais e tradicionais, o número deve chegar a 34,20%, equivalente a US$ 3,4 bilhões. Esse número está tornando-se evidente no país entre o ano de 2019 e 2024 e representa 66% do crescimento almejado para toda a América Latina durante esse período. No ano de 2018, o mercado de cafés chegou a movimentar aproximadamente US$ 10 bilhões.

Estimativa de crescimento para os demais anos

A BSCA, entidade que representa o segmento, evidenciou que o consumo de cafés especiais possui 85 pontos em sua avaliação. O país deverá apresentar um crescimento de 22% este ano em comparação com a média registrada a partir de 2017, aumentando para 1,2 milhão de sacas.

O estudo feito pelo banco Rabobank estima que no ano de 2023 o volume está previsto para alcançar 1,8 milhão de sacas. Levando em consideração o mercado como um todo, espera-se que o consumo do País em 2019 tenha encerrado em aproximadamente 21,4 milhões de sacas, chegando a 22,1 milhões neste ano de 2020 e resultando em um aumento de 2,80%.

Os cafés mais consumidos

São vários os tipos de cafés e a preferência dos brasileiros ainda é por café torrado e moído, de acordo com a opinião de 79% da população. Ainda assim, outros segmentos como os cappuccinos, o solúvel e o expresso também estão entre as preferências.

O café é uma bebida muito bem consumida entre os brasileiros, estando presente em cerca de 98% das residências do país. É possível fazer a divisão do consumo em dois momentos da vida dos brasileiros: o início da relação com o café entre os 18 e 35 anos, durante esse período o consumo é moderado, e a partir dos 40 anos, quando o consumo fica mais intenso e mais frequente.

Oportunidade de crescimento para o mercado de cafés

Conforme os brasileiros passam a consumir mais cafés, cresce a receita desse segmento e, consequentemente, os estabelecimentos que oferecem a bebida. Cafeterias, padarias e afins têm muito a ganhar com o aumento da procura e do consumo do café no país, por isso é importante estar preparado para receber a nova demanda.

É necessário estar preparado com relação ao atendimento, ao ambiente, espaço e, principalmente, na apresentação visual do produto no cardápio. Investir nessas questões resultarão em mais procuras e indicações por parte dos clientes.

Cardápios personalizados com a Menuart

A Menuart cria cardápios inovadores e personalizados para o seu estabelecimento. É uma empresa pioneira no segmento e trabalha tanto para pequenas quanto para grandes marcas. Comprometida em entregar rapidamente seus produtos, a Menuart possui um portfólio completo de cardápios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui