Defensoria pede retirada da nota de 200 reais de circulação por falta de acessibilidade

 Defensoria pede retirada da nota de 200 reais de circulação por falta de acessibilidade

A nova cédula de 200 reais está no centro de uma nova polêmica. Agora é a Defensoria Pública da União que entrou na Justiça pedindo o recolhimento da nota e a interrupção da produção.

O problema é que “falta acessibilidade”, ou seja, como ela é do mesmo tamanho da nota de 20 reais, fica difícil para deficientes visuais a identificar.

O Governo Federal alegou na época do lançamento que a nota seria em tamanho reduzido por conta da rápida necessidade de impressão. Se a nota fosse em tamanho diferente, ia ser necessário adaptar o maquinário da Casa da Moeda, o que encareceria a produção e atrasaria todo o processo.


Historicamente o lançamento de uma nova cédula leva tempo, mas desta vez o Governo Federal preferiu agilizar a questão para colocar o novo dinheiro no mercado por conta do auxílio emergencial pago.

Outra justificativa para esse tamanho é que a adaptação dos caixas eletrônicos e outros equipamentos monetários seria mais rápida, já que o tamanho é existente.

O caso está aguardando análise da justiça. Cegos de todo o Brasil admitem que a nota é ruim de identificar, e muitos já entregaram nota de 200 pensando que era de 20.

Da Redação ODC.
Fonte: G1
Leia também: Jovem de 20 anos morre após se queimar durante acidente de trabalho em padaria

Outras notícias