Defesa Civil alerta para quantidade de chuvas no fim de semana

     Defesa Civil alerta para quantidade de chuvas no fim de semana

    A Defesa Civil alerta para o risco de saturação do solo entre hoje, dia 15 de janeiro, e domingo, dia 17, em cidades que estão em estado de atenção devido ao volume de chuvas acumulado nos últimos dias.

    Conforme o último balanço da Operação Verão desta manhã, são 23 cidades da região que estão em estado de atenção e uma em estado de alerta (Socorro).

    Campinas permanece em estado de alerta com 127,4 mm de chuvas acumuladas nas últimas 72 horas.


    Segundo a Defesa Civil, o solo encharcado de água pelo alto índice pluviométrico pode causar deslizamentos de encostas – principalmente em cidades de montanha e litorâneas – e também provocar, em centros urbanos como Campinas, ocorrências como queda de árvores e de muros.

    “Não há uma região da cidade com maior ou menor risco, o alerta vale para o município como um todo”, salientou o diretor Sidnei Furtado.

    Caso ocorra uma situação de risco, a recomendação da Defesa Civil é nunca ignorar uma ordem de evacuação, nunca atravessar uma via com água ou lama de deslizamento e ficar alerta para outras ocorrências e, imediatamente, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

    Evitar também ficar embaixo de árvores e próximo a muros.

    Como medida de prevenção, o cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais.

    O serviço é gratuito.

    Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

    Em Campinas, cerca de 100 mil pessoas são cadastradas neste sistema.

    Outras notícias