Depois de alarme falso, nova onda de frio para Campinas é anunciada para este domingo, dia 12/06

 Depois de alarme falso, nova onda de frio para Campinas é anunciada para este domingo, dia 12/06

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para baixas temperaturas, especialmente no Sul do País, mas também em todo o Estado de São Paulo, entre este domingo (12) e terça-feira (14).

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas na região.

A onda de frio já começou a atingir todo o Sul do Brasil e, também, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e o extremo sul de Goiás.


No sábado (11), as temperaturas mínimas ficam em torno de -5°C nas Serras Gaúcha e Catarinense. Também há previsão de geada forte e moderada nos estados do Sul e de intensidade leve em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda no sábado, o frio também avança para outros estados do Sudeste e para o Centro-Oeste e Norte do País.

Neste domingo (12), o cenário de frio avança pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas variando entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e 10°C e 20°C na capital paulista.

Há, também, chance de geada no Oeste, norte e serras do Rio Grande do Sul, Sul do Paraná e em praticamente todo o Estado de Santa Catarina, com exceção do litoral. Geadas de menor intensidade ainda vão afetar o Centro-Norte do Paraná e o Sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Já na segunda-feira, os ventos podem levar o ar frio até o Nordeste brasileiro, derrubando as temperaturas, principalmente, no estado da Bahia. As temperaturas mínimas seguirão negativas nas Serras Gaúcha e Catarinense, assim como seguirão as geadas na região Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e, também, na Serra da Mantiqueira.

São Paulo
No sábado (11), São Paulo teve mínima de 11ºC e máxima de 16ºC.

Neste domingo (12), Dia Dos Namorados, os termômetros da capital paulista devem registrar mínima na casa de 10ºC e máximas de 16ºC.

A previsão é de que a mínima caia a até 2ºC já neste domingo (12) no Estado de São Paulo. O município de Itapeva e toda a Serra da Mantiqueira devem ser os locais com as temperaturas mais baixas. Na Grande São Paulo a mínima deve ser de 7ºC entre esses dias.

As temperaturas devem variar entre 6ºC e 8ºC no Vale do Ribeira e em cidades como Sorocaba, Bauru, Campinas, Barretos, Araraquara, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Na baixada santista e no litoral norte, as mínimas devem ser de 13ºC.

No domingo, o litoral do Estado também tem previsão de ressaca marítima entre a cidade de Santos e o Cabo de São Tomé (RJ).

Segundo a Defesa Civil, as ondas podem atingir até 3 metros de altura.

As informações são da Band.

Outras notícias