Desde 30 de maio foram emitidos mais de 1800 avisos educativos sobre infrações na Av. John Boyd em Campinas

 Desde 30 de maio foram emitidos mais de 1800 avisos educativos sobre infrações na Av. John Boyd em Campinas

Foto: PMC

Repense comportamentos e ajude a salvar vidas! Este é o apelo feito aos condutores que cometeram infrações identificadas por novos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na Avenida John Boyd Dunlop (JBD). A campanha de conscientização, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), já emitiu 1.839 avisos educativos desde o último dia 30 de maio. São consideradas infrações registradas desde o dia 17 de maio. Outras 322 correspondências estão em processo de envio.

Quatro novos equipamentos de proteção à vida realizam operação educativa, sendo dois medidores fixos de velocidade, instalados no Jardim Nova Esperança; e dois medidores de avanço semafórico, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade, instalados no Jardim Roseira.

A ação inédita é parte da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes fatais na via e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade. A campanha é apoiada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).


Até o dia 13 de junho, os novos radares coletam dados para o envio das mensagens de conscientização. A efetiva operação dos equipamentos e as autuações serão iniciadas a partir do dia 30 de junho.

A campanha de conscientização dos motoristas que circulam na Avenida John Boyd Dunlop também espalhou peças de comunicação visual nos pontos de operação dos radares. Os materiais orientam sobre os novos equipamentos e sobre o período de operação educativa. São 15 faixas, 20 banners e dois painéis, com mensagens como “Respeitar a velocidade evita mortes no trânsito. Proteja sua vida e a dos outros” e “10 km/h a menos no velocímetro pode fazer a diferença entre a vida e a morte”.

A Emdec implantou ainda nova sinalização vertical nos pontos contemplados. No total, foram 16 placas instaladas – indicação de velocidade regulamentada (50 km/h), fiscalização eletrônica, orientação sobre os horários em que os detectores de avanço de sinal vermelho ficam inoperantes (19h às 6h) e indicação de semáforo a frente com velocidade regulamentada.

Locais de implantação apresentam histórico de acidentes

Para selecionar os locais de implantação dos novos equipamentos, a Emdec considerou, principalmente, os registros de acidentes graves, a chamada UPS (Unidade Padrão de Severidade). Os pontos também apresentam alta concentração de pedestres em travessias, potencial desrespeito à velocidade regulamentada e presença de polos geradores de tráfego.

Dois novos medidores fixos de velocidade foram instalados no Jardim Nova Esperança, no sentido bairro – Centro da Avenida JBD, próximo à Rua Francisca Alves do Pinho; e no sentido Centro – bairro da via, anterior à Rua Francisca Alves do Pinho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. No primeiro ponto, a Emdec registrou quatro acidentes em 2021 e duas ocorrências neste ano, incluindo um acidente com morte. No segundo local, foram contabilizados três acidentes em 2021.

Outros dois medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade foram instalados no sentido Centro – bairro da Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Roseira, próximo à Avenida Brasília; e na altura da Estação BRT Roseira / PUCC.

Na altura da Avenida Brasília, foram registrados 21 acidentes no primeiro ponto, incluindo quatro atropelamentos; e outras 16 ocorrências foram registradas em 2022. Próximo à Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Emdec contabilizou 10 ocorrências no ano passado, incluindo dois acidentes com vítimas fatais; e um acidente com vítima não fatal foi registrado neste ano.

Os locais onde os medidores de avanço de semáforo foram implantados estão inseridos na região do Jardim Londres, onde uma ocorrência grave foi registrada no último dia 29 de maio, quando pai e filho foram atropelados por um motorista que trafegava em alta velocidade.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Show “Viola Encanto de Mulher” acontece neste sábado

Outras notícias