Emdec lança concurso de fotos e vídeos sobre boas práticas na mobilidade de Campinas

 Emdec lança concurso de fotos e vídeos sobre boas práticas na mobilidade de Campinas

Foto: PMC

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançará nesta terça-feira, 24 de maio, das 18h30 às 19h30, em live no Instagram (https://www.instagram.com/emdecoficial), o concurso de fotos e vídeos “Boas Práticas na Mobilidade Urbana em Campinas”.

Poderão participar do “Boas Práticas” apenas moradores de Campinas, enviando fotos e/ou vídeos produzidos com celulares e/ou câmeras digitais, escolhendo entre quatro subtemas: “Segurança no trânsito: responsabilidade de todos”, “Escolhas e gentilezas”, “Comunicação no trânsito” e “Em defesa de nossos limites”.

O 1º e 2º colocados em cada subtema ganharão, respectivamente, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00.


Os trabalhos deverão ser enviados de 24 de maio a 19 de agosto de 2022. A Comissão Julgadora irá avaliá-los segundo critérios de adequação ao tema, criatividade, inovação e qualidade. A premiação ocorrerá em setembro, entre os dias 18 e 25.

Os detalhes sobre os temas e a forma de participar serão informados na live e poderão ser consultados no edital, que estará disponível a partir de 24 de maio, às 18h, no site www.emdec.com.br, acessando a aba Educação e a seção 1º Prêmio “Boas Práticas”.

Participarão do lançamento, pela Emdec, Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana; Mariangela Marini, líder do Processo de Educação e Cidadania; e Luís Otávio Cândido, analista de Comunicação. Também estará presente o compositor, roteirista e idealizador do criativo “O que te assombra?”, Thiago de Souza, que realiza parceria com a Emdec e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na Série Sinistros (www.emdec.com.br/seriesinistros).

Será necessário ter conta no Instagram para assistir e interagir na live.

Anunciado no Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito, o “Boas Práticas na Mobilidade Urbana” terá a premiação realizada na Semana Municipal do Trânsito (Semutran), que ocorre, oficialmente, de 18 a 25 de setembro.

Dúvidas a respeito podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

Webinário

Outro destaque da quarta semana do Maio Amarelo no município será o webinário (seminário web) “Trânsito como uma questão de saúde pública – Um panorama do município de Campinas”, com transmissão nesta quarta-feira, 25 de maio, às 10h, em www.youtube.com/emdecoficial. Os munícipes poderão interagir pelo chat ao vivo.

Veja a programação do evento:

Impacto do “pós-pandemia” nos sinistros de trânsito no mundo

Victor Pavarino, técnico em Segurança Viária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Cenário epidemiológico do impacto dos sinistros de trânsito no município de Campinas

Ana Paula Crivelaro Ferreira, enfermeira responsável pelo Núcleo de Violência e Acidentes (Departamento de Vigilância em Saúde – Devisa)/Secretaria de Saúde de Campinas) e pelo Projeto Vida no Trânsito em Campinas.

Como um hospital universitário pode contribuir com as escolhas seguras no trânsito

Dr. Gustavo Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mobilidade urbana e segurança viária em Campinas

Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec.

A mediação será de Pedro de Paula, diretor nacional da Vital Strategies, organização global de saúde que trabalha com governos e outras organizações para implementar políticas de saúde pública.

Na abertura, estarão o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires; e a diretora do Devisa, Andrea Paula Bruno Von Zuben.

Série Sinistros

Já na sexta-feira, 27 de maio, das 10h às 12h, evento no Salão Vermelho da Prefeitura com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil debaterá os vídeos da Série Sinistros (www.emdec.com.br/seriesinistros), que traz relatos ilustrados de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021, para orientar sobre segurança viária e conscientizar a população.

Após a discussão, os participantes caminharão até o Largo do Rosário, onde será afixado um laço amarelo com QR Code, direcionando à página da série.

Os vídeos da Série Sinistros ilustram acidentes ocorridos na Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris e próximo à PUC), Avenida das Amoreiras, Avenida San Conrado e Avenida Francisco Glicério. Próximo aos locais, são instalados laços amarelos, que simbolizam o movimento Maio Amarelo.

Outras ações

Também nesta semana, haverá ações educativas em bares, focando nos perigos da combinação entre álcool e direção, e uma blitz educativa da Campanha 3Rs (respeitar a sinalização, repensar comportamentos, reduzir a velocidade – www.emdec.com.br/Campanha3Rs) na Avenida John Boyd Dunlop.

Nesta segunda-feira, 23 de maio, colaboradores da Emdec realizaram caminhada na região da Vila Industrial, para incentivar a participação no Maio Amarelo.

Maio Amarelo Campinas 2022

A programação completa, as informações e os materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 estão disponíveis em www.emdec.com.br/maioamarelo

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Motoristas de ônibus sentem na pele condução ao lado de ciclistas em Campinas

Outras notícias