EMTU fez cerca de 5 mil fiscalizações de ônibus e vans de linhas regulares e fretamentos na região de Campinas

 EMTU fez cerca de 5 mil fiscalizações de ônibus e vans de linhas regulares e fretamentos na região de Campinas

A EMTU/SP é responsável pelo planejamento e fiscalização das linhas e dos ônibus intermunicipais que operam nas cinco regiões metropolitanas do Estado. Em 2019, a empresa realizou na Região Metropolitana de Campinas (RMC) aproximadamente 5 mil fiscalizações em campo na operação dos serviços e mais de 11 mil inspeções de frota, atividades essenciais para oferecer um transporte seguro e de qualidade aos passageiros.

A RMC é composta por 20 cidades que são interligadas por 151 linhas do Sistema Regular Comum e Seletivo. Os serviços circulam com uma frota de 409 ônibus que transportaram mais de 35,7 milhões de passageiros em 2019. A operação dessas linhas é de responsabilidade do Consórcio Bus+, que também tem a função de fazer a manutenção dos terminais e estações de transferência da Região Metropolitana de Campinas.

O serviço de fretamento nessa região conta com 5.626 ônibus e micro-ônibus cadastrados na Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) em suas respectivas modalidades: contínuo, eventual, próprio e escolar.
Em 2019, nesses dois sistemas de transporte, regular e fretamento, foram realizadas 4,8 mil fiscalizações em campo. No acompanhamento operacional das linhas do serviço regular, são verificados o cumprimento da programação estabelecida, lotação dos coletivos, estado geral da conservação e manutenção dos ônibus, entre outros itens. No fretamento são conferidas as documentações do veículo e do condutor, que devem estar com o cadastro em dia nos registros da STM.No mesmo período, foram feitas pelos agentes da EMTU/SP 11,6 mil inspeções de frota envolvendo os veículos dos serviços regular e de fretamento. Nas vistorias, são analisados itens de segurança, manutenção e conservação dos carros. Se verificados problemas de segurança, o veículo fica proibido de circular até o conserto.

A EMTU/SP está sempre à disposição dos passageiros do transporte metropolitano. Eles podem registrar suas sugestões e reclamações no site http://www.emtu.sp.gov.br/faleconosco, informando o número da linha, horário da ocorrência e em casos de problemas com o ônibus, o prefixo do veículo.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Outras notícias