Ensine generosidade para ajudar no melhor desenvolvimento das crianças

 Ensine generosidade para ajudar no melhor desenvolvimento das crianças

Já pensou como seria bom viver em um país mais generoso e solidário? Mas será que é possível ensinar essas habilidades? Sim, é possível! E o Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), separou algumas dicas importantes para você estimular a generosidade nas crianças de seu convívio familiar.

“Educar vai muito além da alfabetização, do certo e do errado. Transmitir valores que levem a paz e a harmonia a gerações futuras também é essencial”, afirma a orientadora pedagógica do Colégio, Sara Azevedo.

Confira as dicas:
Conte uma história familiar
A criança pode questionar sobre os motivos para ser generoso. Conte a ela uma história familiar que mostra como a generosidade foi importante em determinado momento da vida. Conte e celebre a história contada.


Compartilhe o bem
Ensine sua criança a compartilhar seus brinquedos com seus amiguinhos. A prática também ajudará o pequeno a desapegar na hora da doação do objeto.

Doe algo
Doe tempo ou objetos que não são mais usados como brinquedos, roupas e calçados. Ensine as crianças que sempre temos algo para doar e que há pessoas que precisam desse algo.

Não critique
Se o seu filho demonstrar resistência a doar algo, não o critique, para não o deixar com medo ou aflito. Explique a importância da doação e faça-o entender que o gesto pode ajudar e muito outra pessoa.

Seja o exemplo
Falar e orientar é muito bom, mas fazer é melhor ainda. A criança fica com medo e confusa quando vê os pais ou familiares fazendo algo diferente do que pregam. Então, seja o exemplo.

Outras notícias