Especial Licitação | O que é a “área branca” e quais linhas deverão ter ônibus elétricos? Vejam relação

 Especial Licitação | O que é a “área branca” e quais linhas deverão ter ônibus elétricos? Vejam relação

A tão falada “área branca” está, como previsto, contemplada no edital de transporte de Campinas. Apesar de ser branco, a cor nos ônibus será a cinza, assim como é em São Paulo. É chamado de “área branca” por ser livre de poluentes do transporte público. No edital foram relacionadas 23 linhas que partirão de outras áreas operacionais mas que cruzarão a área branca.

Os veículos dessas linhas deverão ser elétricos ou movidos a algum outro tipo de energia alternativa não poluente. Só que descobrimos uma falha interessante nesse edital: a linha 571, que é a atual 249, está contemplada na área branca mas ela está prevista para rodar com ônibus articulados. Se é articulado e da área branca, será um articulado elétrico? A impressão é que a pessoa que fez o edital não se atentou a esse detalhe.

O edital também prevê que haverão linhas que circularão exclusivamente dentro dessa área branca, cuja cor de pintura será branco com cinza, mas elas serão criadas apenas em momento posterior. A implantação dessa área, com os veículos não poluentes, está previsto para um ano depois da concessão ter sido assinada.


Confiram as linhas previstas:

Da Redação ODC.

Outras notícias