Estudo vai detectar consumo de drogas em Campinas através de amostras retiradas do esgoto

 Estudo vai detectar consumo de drogas em Campinas através de amostras retiradas do esgoto

A cidade de Campinas foi escolhida para fazer parte de um estudo da Universidade de Brasília (UnB) onde será medido o consumo de drogas da população através de análise de esgoto das estações de tratamento.

Além de Campinas, foram escolhidas as cidades de São Carlos, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Natal. Amostras de esgoto dessas cidades serão coletadas para verificar as substâncias dispensadas pelo organismo dos usuários, já que as drogas, depois de metabolizadas, são soltas pela urina e consequentemente chegando ao esgoto.

Esses dados vão complementar outros estudos para fazer uma estimativa da evolução do consumo de drogas. Em Brasília esse tipo de estudo já é feito há cerca de dez anos. Em breve, outras regiões vão receber esses estudos.


Em 2010 a Unicamp já fez um estudo parecido, porém com coleta apenas da água do Rio Atibaia. Na mesma época, Brasília fez o mesmo estudo. Naquele ano, foram apreendidos 300 quilos de cocaína, porém o consumo estimado através das coletas do esgoto mostrou que o consumo foi de duas toneladas, mostrando que é um erro estimar o consumo de drogas apenas pelas apreensões feitas pela polícia.

Da Redação ODC.

Outras notícias