Festival DegustArt, que reúne gastronomia, música e arte, está de volta a Campinas

 Festival DegustArt, que reúne gastronomia, música e arte, está de volta a Campinas

Foto: PMC

O DegustArt, festival de gastronomia, música e arte, está de volta a Campinas. A terceira edição do evento acontece nos 5, 6 e 7 de novembro, na Lagoa do Taquaral, com a geração de 400 empregos diretos. Participam da edição de 2021 um total de 22 estabelecimentos, que oferecerão diversas opções de pratos, inclusive versões veganas, todos vendidos com valores entre R$ 15 e R$ 30. O festival é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, com co-realização da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O DegustArt é um evento gastronômico já consolidado na região, como ficou comprovado nas edições de 2018 e 2019, quando atraiu cerca de 25 mil pessoas a cada ano para um espaço repleto da boa gastronomia dos bares e restaurantes da região, música e atividades para crianças e toda a família. Neste ano, o evento trará mais atrações, como um torneio de beach tênnis, aproveitando as quadras de areia da Lagoa. O público também encontrará 15 artesãos da cidade, sob curadoria do Campinas Criativa, que farão exposição e venda de seus produtos, alavancando a economia criativa da cidade.

A área contará com um espaço kids para a diversão das crianças. Também abrangerá a montagem da “Cozinha Show”, onde haverá uma grade de aulas de gastronomia nos três dias de evento, lecionadas por jovens chefs do curso de gastronomia da Uni Metrocamp. Atividades esportivas também serão contempladas nos três dias, como beach tennis, em parceria com o STC/Sports Training Camp, e música ao vivo, com curadoria oficial do Alma Coliving e apoio da Sanasa. Um lounge montado no local terá vinhos e drinks.


Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas, explica que é uma satisfação poder retomar as atividades gastronômicas na cidade, seguindo todos os protocolos sanitários. “O festival, além de divulgar a gastronomia regional e ajudar os restaurantes e bares nesta retomada, é importante para levar diversão para a sociedade, bastante impactada com quase dois anos de reclusão”, avaliou.

“Estamos ansiosos para poder voltar a ter eventos públicos e essa nova etapa de liberações que o avanço da vacinação e a melhora das condições epidemiológicas permitem nos deixa muito animados. A retomada dos eventos é fundamental para girar a economia e prover gastronomia de qualidade. Tudo fica ainda mais significativo se acrescentamos música, entretenimento e a economia criativa”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.

O DegusArt acontecerá na área do Parque Portugal que é acessada pelo Portão 7 da Lagoa. O público poderá usar a área do Portão 5, que também dará acesso ao evento, para estacionar o carro.

Comprovante de vacinação na entrada

Neste ano, por conta dos protocolos sanitários, a Abrasel RMC e a Prefeitura de Campinas adotarão uma série preventivas para garantir a saúde do público, conforme recomendação do Plano São Paulo.

O acesso ao espaço do festival somente será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do governo do Estado (ConectSus). Para quem não tomou nenhuma dose, assim como crianças com menos de 12 anos, a entrada só será permitida com a apresentação de um exame negativo de PCR realizado nas últimas 48h ou Antígeno realizado nas últimas 24 horas.

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.

Restaurantes Participantes

O DegustArt contará com 22 participantes: Abbraccio Cucina Italiana, Banana Café, Bar Candreva, Cachorro Magro Rotisceria Artesanal, Casa da Sobremesa, Casa Toro Carnes (Jundiaí), Empanadas Caminito, Estação Marupiara, Japa Um Sushi, Los Machuchos, Los Vaqueros, Mega Pizza Forneria, Milou Chocolateria, Ôoo Dog, Outback Steakhouse, Padoca do Vila, Pancho Culinária Callejera, Pat Kik Gastronomia Árabe, Praxe Burger, Prime Italian, Thanks Burger, Wee Poke.

Solidariedade

O evento terá entrada gratuita e abrirá novamente as suas portas para projetos sociais de Campinas. A organização pede que os visitantes levem e doem um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas e cerca de 32 mil pessoas.

Ainda na parte social, a edição deste ano receberá o Projeto Inclusione, que visa à inclusão de adolescentes com necessidades especiais no mercado de trabalho. O projeto abrange várias necessidades específicas, e pratica o treinamento e inserção dos adolescentes em projetos especiais de trabalho.

No domingo, os restaurantes participantes recebem em suas barracas os jovens atendidos pelo projeto, para que eles vivenciem o dia a dia de uma cozinha profissional.

Programação musical

Dia 5
19h – Atração especial de abertura com a Orquestra Sinfônica de Campinas
21h – Dj Deddy Monteiro

Dia 6
12h – Thiago Hoover
14h – Stones Live Kids
17h – Rockacello
20h – Lots Dogs – Pearl Jam

Dia 7
12h – Casa Caiada & Batuka
14h – Folksons
17h – Jorge e os Katracas
19h – Atração Especial com a Orquestra Rock

Cozinha show

Dia 5, sexta-feira
21h – No Caminho das Índias

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Sanasa interrompe fornecimento de água em 5 bairros nesta quinta, dia 28/10

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *