Forte onda de frio deve atingir Campinas no final da tarde de hoje; Campanha do Agasalho é intensificada

 Forte onda de frio deve atingir Campinas no final da tarde de hoje; Campanha do Agasalho é intensificada

Entre esta terça-feira, dia 17, e sexta-feira, dia 20, uma intensa massa de ar polar avançará no Estado, provocando queda acentuada da temperatura, com picos de frio intenso nas regiões de Sorocaba e Campinas. O alerta da Defesa Civil traz previsão de 4º C, com base nos dados recebidos do Núcleo de Gerenciamento de Emergências do Estado.

Com a baixa temperatura, a Prefeitura ressalta a importância da Campanha do Agasalho, lançada no último dia 13 de maio. Quem puder contribuir com a doação de roupas de inverno e cobertores, pode se dirigir até um dos mais de cem pontos de coleta da campanha. Confira os endereços no hotsite criado para a campanha: http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho.

Este ano, o slogan da iniciativa é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. A Campanha, conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, vai até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.


Frio rigoroso e ventos fortes

As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã. É preciso ter cuidado com idosos, crianças e pessoas mais vulneráveis.

Além disso, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), nova instabilidade no oceano provocará fortes ventanias. As rajadas de vento serão intensas, com pico no período da tarde de quarta-feira, podendo chegar a 75km/h. Existe risco de transtornos, como destelhamentos, quedas de árvores e postes de energia. É recomendado procurar abrigo em local seguro, evitando árvores ou coberturas frágeis, e não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

Operação Inverno

Desde 1º de maio, Campinas conta com a Operação Inverno, que vai até o dia 30 de setembro. Nesse período, é intensificado o acolhimento a pessoas em situação de rua no município, por meio do SOS Rua. A gestão também é da Secretaria de Assistência Social.

Durante a Operação, o serviço SOS Rua funciona das 8h às 0h. O objetivo é acolher as pessoas vulneráveis e, se elas aceitarem, encaminhá-las aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores, que atuam diretamente nas ruas.

Reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, atualmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.

Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 100 vagas na Casa da Cidadania.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Banco Central sinaliza juros acima de 13%

Outras notícias