Fundação planta mais de 1000 mudas no Córrego do Guará em Campinas

 Fundação planta mais de 1000 mudas no Córrego do Guará em Campinas

Foto: PMC

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) realizou o plantio de mais de mil mudas nesta quarta-feira, 24 de novembro, às 9h30, na Área de Preservação Permanente (APP) Córrego do Guará. O terreno integra o Corredor Ecológico Mata de Santa Genebra, que fica localizada na rua Marcolina Mendes Leme, s/nº, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas.

Esta foi a segunda ação, em poucos dias, visando à formação de florestas urbanas em Campinas. Na última quarta-feira, 17 de novembro, a FJPO realizou o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas na 28ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), em Campinas, na Fazenda Chapadão. A Brigada fica na Avenida Soldado Passarinho, onde está em andamento um trabalho para recuperar a arborização de um trecho que está em terra nua.

As iniciativas são parte do projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, da Mata de Santa Genebra, cuja meta é plantar 3.500 mudas em Campinas até o final de 2021. O Gênesis é promovido pela FJPO em parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com a Secretaria de Serviços Públicos.


As mudas são fornecidas pelo Viveiro Municipal, setor da Secretaria de Serviços Públicos. A secretaria também fornece o adubo que é colocado em cada cova, antes de receber as mudas, e é produto do trabalho de compostagem executado pela usina verde da Prefeitura.

Técnicos da Fundação também treinam os responsáveis pelo plantio dos brotos, como os soldados que ficaram encarregados das 1.200 mudas da Fazenda Chapadão. Entre outros ensinamentos, as biólogas mostram a distância que deve ser respeitada entre uma muda e outra e a forma de posicionar as raízes.

Nos plantios são utilizadas mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica como jequitibás, jatobás, paus d’alho, uvaias, pitangas, entre outras. O objetivo do projeto é formar conglomerados verdes em trechos de parques e praças, recuperar a Área de Preservação Permanente e formar corredores ecológicos.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Shopping Parque das Bandeiras tem decoração de Natal tradicional com muitas luzes e magia

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *