Governo do Estado vai instalar 70 leitos pediátricos na região de Campinas

 Governo do Estado vai instalar 70 leitos pediátricos na região de Campinas

Foto: PMC

Nos próximos dias, o governo do Estado de São Paulo vai apresentar um cronograma para a implantação de 70 leitos de enfermaria pediátrica e de UTI e UCI neonatais em Campinas e região. A decisão foi tomada durante reunião entre o prefeito do município, Dário Saadi, e representantes da Saúde na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, na Sala Azul da Prefeitura.

Cerca de 40 estruturas de pediatria estão previstas no Hospital de Clínicas da Unicamp, que deverá ter de oito a 10 novos leitos de enfermaria; e no Hospital de Sumaré, com a reabertura de 30 estruturas também de enfermaria.

Além dessas medidas, também deve estar no cronograma a implantação de seis leitos de UTI neonatal em Paulínia e 24 de cuidados intermediários, sendo oito em Paulínia, 10 em Santa Bárbara d’Oeste e seis em Jaguariúna.


Na semana passada, a Rede Mario Gatti abriu mais sete leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Mário Gatti. Em abril, a Rede implantou cinco novas estruturas de UTI pediátrica no Hospital Ouro Verde.

Esse é o segundo encontro para discutir soluções para a alta demanda de leitos pediátricos e neonatais. A maioria dos pacientes internados em Campinas está com doenças respiratórias. Mais de 30% são de outros municípios. O primeiro encontro sobre o tema aconteceu no último dia 6.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon; o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben; a diretora do DGDO (Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional), Érica Guimarães; a coordenadora da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) municipal, Denise Vieira Antunes Amaral; representantes do Caism-Unicamp, do HC Unicamp, da Maternidade de Campinas, do Hospital Celso Pierro e da Secretaria Estadual de Saúde.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Secretaria de Saúde de Campinas vai vacinar crianças diretamente nas creches

Outras notícias