Governo Federal estuda criar imposto para saques, depósitos e uso de cartões de crédito e débito

198

O Governo Federal está estudando a reativação da antiga CPMF (também conhecido no passado como imposto do cheque ou sobre movimentações financeiras) com um novo nome ainda a ser criado.

A ideia agora é cobrar 0,40% sobre todos os saques e depósitos em dinheiro. Há também a previsão de cobrar 0,20% sobre todas as transações com cartões de crédito e débito. Em contrapartida, haveria uma desoneração das folhas de pagamento, extinção da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e também a extinção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A desoneração na folha de pagamento poderia chegar a 7%.

As informações sobre esse assunto foram passadas pelo O secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva nesta última terça-feira, dia 10/09, durante a realização do Fórum Nacional Tributário.

Além desse novo imposto, está prevista a unificação do PIS, COFINS, IPI e CIDE no novo tributo que está sendo chamado de Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) com uma alíquota de 11%. A transformação seria de forma gradual.

O objetivo de tudo isso é estimular o empresariado a contratar mais pessoas formalmente. Deputados federais e senadores ainda resistem a essa questão e acham muito difícil a reforma tributária passar desse jeito.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui