Hoje é o Dia Mundial Sem Carro: Veja as ações na cidade de Campinas

 Hoje é o Dia Mundial Sem Carro: Veja as ações na cidade de Campinas

Foto: Emdec

Para marcar a data, mundialmente comemorada como o Dia sem Carro, nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promovem e apoiam atividades com foco na questão do verde/meio ambiental. As ações integram também a 21ª Semana Municipal do Trânsito, que começou ontem, segunda, dia 21, e será estendida com eventos até o dia 1º de setembro.

A partir das 9h da quarta, equipes da área de Educação da Emdec; Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Serviços Públicos, vão realizar um plantio simbólico de árvores em ciclofaixa na região do Campo Grande. O trecho receberá 20 mudas na Praça João Amazonas, complementando um plantio que já foi iniciado pela Secretaria de Serviços Públicos. A atividade tem apoio de cicloativistas, que participarão do evento.

Essa inciativa tem como objetivo garantir à ciclofaixa a formação de um corredor verde, permitindo que o uso do trecho seja mais agradável pela proximidade com a natureza.


Bicicletada reunirá ciclistas no Centro

No período da noite, a partir das 20h, Emdec/Setransp apoiam a Bicicletada do Dia sem Carro, evento coordenado pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas (COCICAM). A inciativa tem apoio de grupos de ciclistas da cidade que encorajam motoristas a experimentar a bicicleta como modal alternativo de transporte.

A Bicicletada terá como ponto de concentração e largada o Largo do Rosário, com trajeto seguindo pela Avenida Francisco Glicério, Rua Conceição, Centro de Convivência, Av. Benjamim Constant, Francisco Glicério, novamente, e chegada ao Largo do Rosário. Já estão confirmados 60 ciclistas.

Em 2021, a Bicicletada contará com a inclusão de pessoas cegas, com a realização de um trajeto monitorado pela Emdec da Orosimbo Maia até o Largo do Rosário, para que esse grupo se junte aos demais ciclistas na concentração.

A equipe K2B “Olhos que guiam” fará esse trajeto com bikes de dois lugares para incluir os deficientes visuais.

Neste ano, os organizadores convidam os participantes a levarem cartazes com frases de incentivo ao uso da bicicleta. Também alertam para os cuidados com a pandemia da Covid-19, solicitando o uso das máscaras, distanciamento, higienização das mãos com álcool em gel e evitar tocar olhos, boca e nariz, durante o percurso.

Para garantir a segurança durante o evento, a Emdec disponibilizará agentes da Mobilidade Urbana para os bloqueios, acompanhamento do trajeto e das liberações, após o evento.

A estimativa é que o passeio seja encerrado por volta das 21h30. A Emdec alerta que pessoas que usam essas vias deverão buscar trajetos alternativos durante o evento.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Prefeito Dário Saadi testa positivo para Covid-19 e se isola

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *